Brasil

Brasileiros no exterior podem se inscrever no Encceja

Termina amanhã o prazo para inscrição no exame destinado a brasileiros residentes no exterior que não concluíram os estudos na idade apropriada


	Sala de aula:  o Encceja é organizado pelo Inep em parceria com as representações diplomáticas do Brasil nos países onde as provas serão aplicadas
 (Stock.xchng)

Sala de aula:  o Encceja é organizado pelo Inep em parceria com as representações diplomáticas do Brasil nos países onde as provas serão aplicadas (Stock.xchng)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de janeiro de 2013 às 10h28.

Brasília - Termina amanhã (4) o prazo para brasileiros residentes no exterior se inscreverem no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2013. O exame é destinado a brasileiros residentes no exterior que não concluíram os estudos na idade apropriada e querem obter diploma de ensino fundamental e médio.

As provas serão aplicadas nas cidades de Ota, Hamamatsu e Nagoia, no Japão, em Barcelona, na Espanha, e em Boston, nos Estados Unidos. No Japão, o exame é aplicado também a brasileiros privados de liberdade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas exclusivamente pela internet no endereço eletrônico: http://sistemasencceja2.Inep.gov.br/exterior.

Para fazer a inscrição é obrigatório informar o número do passaporte e, opcionalmente, os números do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e da identidade. Caberá ao Consulado-Geral do Brasil em Tóquio fazer a inscrição dos brasileiros submetidos a penas privadas de liberdade no Japão.

As provas para o ensino fundamental serão aplicadas no dia 30 de março e as provas para o ensino médio, no dia 31 de março. Para os dois níveis de ensino os exames serão aplicadas nos turnos matutino e vespertino com 30 questões e uma redação. É preciso ter 15 anos completos para fazer a prova do ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza no site material de estudo a quem quer se preparar para o Encceja.

As inscrições foram iniciadas no dia 17 de dezembro. As informações completas sobre a inscrição e as provas estão no edital publicado no Diário Oficial da União do dia 14 de dezembro. O Encceja é organizado pelo Inep em parceria com as representações diplomáticas do Brasil nos países onde as provas serão aplicadas.

Acompanhe tudo sobre:ImigraçãoEducação

Mais de Brasil

Senado aprova MP que estabelece piso salarial dos professores da educação básica

Tarcísio diz que Flávio Bolsonaro precisa explicar suas relações com Daniel Vorcaro

'Não precisamos de outro Bolsonaro contra o Brasil nos EUA', diz Alckmin sobre Flávio em Washington

Escala 6x1: Governo flexibilizou controle de jornada acima de R$ 21 mil para fechar acordo com Motta