Brasil

Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália a partir desta quinta-feira

Segundo Itamaraty, a medida segue o chamado princípio da reciprocidade

Aeroporto do Galeão, no Rio  (NurPhoto/Getty Images)

Aeroporto do Galeão, no Rio (NurPhoto/Getty Images)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 10 de abril de 2025 às 07h45.

Tudo sobreVisto EUA
Saiba mais

O Brasil vai voltar a exigir visto para entrada de cidadãos vindos da Austrália, do Canadá e dos Estados Unidos a partir desta quinta-feira, 10.

O governo Jair Bolsonaro havia dispensado o visto para cidadãos desses países e também do Japão, em 2019. Após tomar posse, em 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu voltar a exigência por conta do chamado princípio de reciprocidade — já que essas nações solicitam a documentação de brasileiros.

Em agosto de 2023, os governos do Brasil e do Japão chegaram a um entendimento para a isenção recíproca de vistos de visita para portadores de passaporte comum que viajem por período de até 90 dias. A isenção entrou em vigor em setembro de 2023 e tem validade de três anos.

O Itamaraty informou que o governo segue negociando acordos de isenção de vistos em bases recíprocas com os países mencionados. Em publicação em uma rede social, o ministro do Turismo, Celso Sabino, reforçou o posicionamento do governo brasileiro.

Dados da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), mostram que em 2024, o Brasil recebeu 728.537 turistas dos Estados Unidos, 96.540 vindos do Canadá, e 52.888 turistas da Austrália.

O Senado chegou a aprovar, em março deste ano, um projeto de lei que suspende a exigência de vistos para cidadãos da Austrália, do Canadá, dos Estados Unidos. O texto seguiu para apreciação da Câmara dos Deputados e só entra em vigor se for aprovado pelos deputados.

Os viajantes destes países que chegam ao Brasil por via aérea, marítima ou terrestre, devem solicitar o visto online no site eVisa, com taxa de US$ 80,90, aproximadamente R$ 479. A estada desses visitantes no Brasil não poderá exceder 90 dias.

Acompanhe tudo sobre:Visto EUATurismoBrasilAustráliaCanadá

Mais de Brasil

MP de São Paulo afirma que vai apurar superlotação em bloco de carnaval na Consolação

Anvisa alerta para risco de pancreatite por uso de canetas emagrecedoras sem prescrição médica

Motta diz que iniciará tramitação de PEC que acaba com a escala 6x1

É inadmissível qualquer vazamento por mineração em Minas, diz Zema