Brasil

Brasil recebe hoje 1,8 milhão de doses pediátricas da Pfizer

Até este momento, o Ministério da Saúde já recebeu 4,2 milhões de doses da vacina específica para o público de 5 a 11 anos

A entrega estava prevista para o dia 3 de fevereiro, mas foi antecipada (Pedro Vilela/Getty Images)

A entrega estava prevista para o dia 3 de fevereiro, mas foi antecipada (Pedro Vilela/Getty Images)

Drc

Da redação, com agências

Publicado em 31 de janeiro de 2022 às 06h00.

Última atualização em 31 de janeiro de 2022 às 06h37.

Esta reportagem faz parte da newsletter EXAME Desperta. Assine gratuitamente e receba todas as manhãs um resumo dos assuntos que serão notícia.

O Ministério da Saúde recebe nesta segunda-feira, 31, um novo lote de vacinas pediátricas da Pfizer/BioNTech contra a covid-19. A entrega estava prevista para o dia 3 de fevereiro, mas foi antecipada.

Segundo o ministério, o novo lote terá 1,8 milhão de doses da vacina. O voo chega no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), e os imunizantes serão então distribuídos aos estados.

Até este momento, o Ministério da Saúde já recebeu 4,2 milhões de doses da vacina específica para o público de 5 a 11 anos. Assim como para adultos, a imunização completa prevê duas doses, com intervalo de oito semanas entre elas.

A dose pediátrica é diferente da vacina que é aplicada em adultos: a cor do frasco é laranja e a dosagem é menor.

São Paulo passa a marca de 1 milhão de crianças entre 5 e 11 anos vacinadas

O Estado de São Paulo ultrapassou a marca de 1 milhão de crianças de 5 a 11 anos de idade protegidas com a primeira dose da vacina contra a covid-19. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, 25% da população desta faixa etária já foram imunizadas.

Na sexta-feira, 28, o estado decidiu antecipar o início da última fase da aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19 em crianças. A faixa entre 5 e 8 anos já pode se dirigir aos postos de vacinação nos 645 municípios. Antes, a previsão era começar somente na segunda-feira, 31. A capital paulista já tinha iniciado a imunização deste grupo no começo da semana.

A orientação é para que os pais e responsáveis fiquem atentos à segunda dose. No caso da vacina feita pelo Instituto Butantan, o intervalo é de 28 dias. Já o imunizante da Pfizer é de 21 dias.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusCriançasExame HojeMinistério da SaúdeVacinas

Mais de Brasil

G20: Banco Mundial declara apoio à Aliança Global contra a Fome

Convidado para o PL, Tarcísio nega interesse em mudar partido: 'Estou confortável no Republicanos'

Pesquisa prefeito Rio: Paes tem 49% e Ramagem, 13%, diz Quaest

Chuvas no RS revelam sítio arqueológico ocupado há cerca de dez mil anos; veja fotos

Mais na Exame