Acompanhe:

Brasil perde capital para países ricos em recuperação

Mercados emergentes como o brasileiro perdem dinheiro para os chamados mercados maduros desde o início do ano

Modo escuro

Continua após a publicidade
Ibovespa apresentava um dos piores desempenhos do mundo (Germano Luders)

Ibovespa apresentava um dos piores desempenhos do mundo (Germano Luders)

D
Da Redação

Publicado em 14 de fevereiro de 2011 às, 07h41.

São Paulo - Queridinho dos investidores internacionais nos últimos tempos, o Brasil tem seu posto ameaçado por países desenvolvidos - aqueles que sofreram muito mais com a crise. Desde o início do ano, mercados emergentes como o brasileiro perdem dinheiro para os chamados mercados maduros. Motivo: a melhora das perspectivas de crescimento para países como Estados Unidos e Alemanha e a provável alta dos juros na zona do euro e na Inglaterra ainda em 2011.

Mas não é só isso. O risco de superaquecimento em economias como a brasileira e a chinesa, as altas dos juros para conter a inflação nessas e em outras nações em desenvolvimento, a crise no Egito e as incertezas em relação ao novo governo brasileiro deixaram investidores com o pé atrás.

“O que está havendo é um rebalanceamento (dos investimentos) no mundo, mas nada trágico”, pondera o diretor do banco de investimentos do Credit Suisse no Brasil, José Olympio Pereira. “Pode ser que, no curto prazo, a tendência de migração para desenvolvidos seja dominante. Mas, considerando que os fundamentos de médio e longo prazo dos emergentes são melhores, a situação pode se inverter”, completa o diretor de Estratégia para América Latina do Deutsche Bank, Frederick Searby.

Do início do ano até quinta-feira, o Índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa) apresentava um dos piores desempenhos do mundo. Em dólares, perdia pouco mais de 7%, à frente apenas dos mercados das Filipinas, da Tailândia, da Índia e do Chile. Na ponta oposta, encontravam-se indicadores de países desenvolvidos. O índice S&P 500, da Bolsa de Nova York, avançava pouco mais de 5%, porcentual semelhante ao da bolsa eletrônica americana Nasdaq. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Últimas Notícias

Ver mais
Na Cemig, dividendos extraordinários à vista?
Exame IN

Na Cemig, dividendos extraordinários à vista?

Há 3 horas

Orizon fecha o primeiro ano no azul. Agora, vai começar a faturar com carbono
Exame IN

Orizon fecha o primeiro ano no azul. Agora, vai começar a faturar com carbono

Há 5 horas

Ibovespa agora: bolsa opera em alta com relatório de inflação e PIB dos EUA
seloMercados

Ibovespa agora: bolsa opera em alta com relatório de inflação e PIB dos EUA

Há 6 horas

Em sua maior aquisição, GPS compra GRSA e entra forte em alimentação
Exame IN

Em sua maior aquisição, GPS compra GRSA e entra forte em alimentação

Há 7 horas

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais