Brasil

Brasil obtém vitória em processo sobre acidente com avião da Gol

O acidente com o voo 1907 da Gol ocorreu no dia 29 de setembro de 2006. Todos os 154 passageiros e tripulantes morreram

Restos do avião da Gol encontrados nas buscas feitas após o seu desaparecimento dos radares, em 2006 (Força Aérea Brasileira/Divulgação)

Restos do avião da Gol encontrados nas buscas feitas após o seu desaparecimento dos radares, em 2006 (Força Aérea Brasileira/Divulgação)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 26 de junho de 2017 às 21h07.

Brasília - O governo brasileiro obteve uma vitória sobre os Estados Unidos em um processo que corre na Organização de Aviação Civil Internacional (Oaci) sobre a tragédia ocorrida em 2006, envolvendo um avião da Gol e um jatinho Legacy pilotado por norte-americanos.

Na última sexta-feira, 23, o conselho da organismo rejeitou por 19 votos a 4 a objeção apresentada pelos EUA que impedia o contencioso de avançar, segundo informa nota divulgada nesta segunda-feira, 26, pelo Ministério das Relações Exteriores.

O Brasil abriu um contencioso contra os EUA no dia 2 de dezembro de 2016, alegando que aquele país não cumpriu a Convenção de Chicago ao não instaurar "procedimento legal ou administrativo compatível com sua obrigação sob esse instrumento internacional em relação aos pilotos do jato Legacy."

A reclamação do Brasil estava com sua análise paralisada por causa da apresentação, pelos EUA, de uma "objeção preliminar" ao caso. Agora, com a decisão do conselho da Oaci, o contencioso retomará seu andamento.

"Nas próximas semanas, os Estados Unidos deverão apresentar sua defesa, e se iniciarão consultas diretas entre os dois países, com a mediação do presidente daquele Conselho", informa a nota.

O acidente com o voo 1907 da Gol ocorreu no dia 29 de setembro de 2006. Todos os 154 passageiros e tripulantes morreram.

Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-aviaoBrasilEstados Unidos (EUA)Gol Linhas AéreasJustiça

Mais de Brasil

STF forma maioria para manter prisão de Robinho

Reforma Tributária: pedido de benefícios é normal, mas PEC vetou novos setores, diz Eurico Santi

Ex-vice presidente da Caixa é demitido por justa causa por assédio sexual