Brasil

Brasil cogita cooperação com Catar para a Copa de 2022

Um dos primeiros passos para esta aproximação entre os dois países foi dado nesta quinta-feira


	Copa do Mundo: a primeira iniciativa do acordo de cooperação será instalar a "Casa Qatar-Brasil", centro cultural a ser localizado no Rio de Janeiro.
 (Getty Images)

Copa do Mundo: a primeira iniciativa do acordo de cooperação será instalar a "Casa Qatar-Brasil", centro cultural a ser localizado no Rio de Janeiro. (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de janeiro de 2013 às 14h38.

Brasília - Envolvido diretamente na organização da Copa do Mundo de 2014, o governo brasileiro estuda estabelecer um acordo de cooperação com o Catar para a realização do Mundial de 2022. Um dos primeiros passos para esta aproximação entre os dois países foi dado nesta quinta-feira em uma reunião do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, com o embaixador catariano Mohamed Al-Hayki, em Brasília.

"Espero que nossos países possam desenvolver e aprofundar as relações, não somente no esporte, mas em outras áreas. Temos uma grande presença árabe no Brasil: na nossa cultura, na culinária, na literatura e na formação do nosso povo. Essa identidade entre os países servirá como base para essa cooperação", declarou Rebelo.

A primeira iniciativa do acordo de cooperação será instalar a "Casa Qatar-Brasil", centro cultural a ser localizado no Rio de Janeiro. "Pretendemos trocar experiência e conhecimento com os organizadores da Copa do Mundo no Brasil para a realização da Copa de 2022, em nosso país. Instalar a Casa Qatar-Brasil será um marco para o relacionamento entre os dois países", afirmou o embaixador Mohamed Al-Hayki.

De acordo com o representante do Catar, uma delegação do seu país visitará o Rio ainda neste mês para definir o local da instalação da Casa. "O Catar pode contar com nosso apoio para qualquer iniciativa de aproximação entre os dois países. Sou um entusiasta deste relacionamento e receberemos de braços abertos essa cooperação", comentou o ministro brasileiro.

A contato entre os dois países, que começou em dezembro, visa no futuro a promover trocas em diferentes aspectos do esporte, como o modelo de governança para a Copa, arbitragem, qualificação técnica de jogadores, técnicos de futebol, administração e finanças, inovação e informações sobre ciências do esporte na área universitária. Uma comitiva do Catar deverá assistir aos jogos da Copa das Confederações em junho deste ano, no Brasil.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCatarCopa do MundoDados de BrasilEsportesFutebol

Mais de Brasil

Letalidade policia cresce 188% em 10 anos; negros são as principais vítimas, aponta Anuário

⁠Violência doméstica contra a mulher cresce 9,8% no Brasil, aponta Anuário de Segurança Pública

As marcas de celular mais roubadas no Brasil, segundo Anuário de Segurança Pública

As 5 cidades com as maiores taxas de roubo e furto de celular, segundo Anuário

Mais na Exame