Brasil

Brasil aumenta número de vistos de trabalho para estrangeiros

A maioria das permissões de entrada no país foram concedidas à profissionais mediante cláusula de assistência técnica ou transferência de tecnologia

Passaporte brasileiro (Raul Júnior/VOCÊ S.A.)

Passaporte brasileiro (Raul Júnior/VOCÊ S.A.)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de dezembro de 2011 às 22h48.

Brasília - O número de vistos de trabalho para estrangeiros no Brasil aumentou 32,8% entre janeiro e setembro, com relação ao mesmo período do ano anterior, informaram fontes oficiais nesta quarta-feira.

O Ministério do Trabalho indicou em comunicado que 49.291 vistos, equivalente a 96% do total, foram concedidos em caráter temporário.

Já as declarações permanentes tiveram um aumento de 17,5%.

Em sua maioria, os vistos de trabalho para estrangeiros foram entregues a profissionais mediante cláusula de assistência técnica ou transferência de tecnologia por 90 dias.

O número de artistas que pediram vistos para expor ou atuar no Brasil aumentou 45,8% no período, frente aos primeiros nove meses de 2010.

Os vistos de trabalho por razões humanitárias cresceram 600% entre janeiro e setembro, devido, principalmente, à forte imigração de haitianos através das fronteiras na Amazônia.

Por nacionalidades, a China liderou o número de pedidos, seguida por Estados Unidos, Portugal, França e Espanha. Entre os países latino-americanos, Colômbia e México lideram a lista, especialmente com profissionais da área médica e de engenharia.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilVisto EUA

Mais de Brasil

Avião cai em Gramado, na Serra Gaúcha, e não deixa sobreviventes

São Paulo tem 88 mil imóveis que estão sem luz desde ontem; novo temporal causa alagamentos

Planejamento, 'núcleo duro' do MDB e espaço para o PL: o que muda no novo secretariado de Nunes

Lula lamenta acidente que deixou ao menos 38 mortos em Minas Gerais: 'Governo federal à disposição'