Brasil

Brasil assina acordos com a Tunísia nas áreas empresarial e de turismo

Chanceler discutiu com o ministro tunisiano, acordo de livre comércio entre o Mercosul e a Tunísia e acordo de facilitação de investimentos

Foi assinado acordo para capacitação profissional e promoção recíproca de destinos (petrenkod/Thinkstock)

Foi assinado acordo para capacitação profissional e promoção recíproca de destinos (petrenkod/Thinkstock)

AB

Agência Brasil

Publicado em 20 de julho de 2018 às 18h43.

Em visita oficial à Tunísia, o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, assinou hoje (20) acordos de cooperação nas áreas de turismo e empresarial. Segundo o Itamaraty, o chanceler discutiu com o ministro dos Negócios Estrangeiros tunisiano, Khemaïes Jhinaoui, as negociações de dois acordos na área econômico-comercial: o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a Tunísia e o acordo de facilitação de investimentos.

Ao final do encontro, foi assinado acordo para a implementação de ações de cooperação na área do turismo, como capacitação profissional e promoção recíproca de destinos.

Paralelamente à visita, ocorreu a 8ª edição do Conselho Empresarial Brasil-Tunísia. A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) assinou acordo com o Centro de Promoção de Exportações da Tunísia, com o objetivo de promover e facilitar o intercâmbio de informações sobre o ambiente de negócios e os contatos entre empresários dos dois países.

Agenda bilateral

Aloysio Nunes Ferreira também foi recebido ainda pelo presidente da Tunísia, Beji Caid Essebsi, pelo primeiro-ministro Youssef Chahed e pelo presidente da Assembleia de Representantes do Povo, Mohamed Ennaceur. "Nesse encontros, o ministro discutiu com os dirigentes tunisianos os principais temas da agenda bilateral, entre os quais formas de promover o incremento do comércio bilateral, que se encontra abaixo de seu potencial, e cooperação técnica nas áreas de agricultura e de programas de desenvolvimento social, com ênfase no Cadastro Único dos programas sociais do governo brasileiro", diz, em nota, o Itamaraty;

Segundo o Itamaraty, a Tunísia é o sétimo principal destino das exportações brasileiras na África. A corrente de comércio bilateral no ano passado foi de US$ 337 milhões, com superávit brasileiro de US$ 286 milhões. De acordo com o ministério, o acordo bilateral de cooperação e facilitação de investimentos e acordo de livre comércio entre o Mercosul e a Tunísia, que estão em negociação, representarão importantes vetores da aproximação econômica entre os dois países.

Acompanhe tudo sobre:Aloysio NunesBrasilTunísiaTurismo

Mais de Brasil

Mais de 600 mil imóveis estão sem luz em SP após chuva intensa

Ao lado de Galípolo, Lula diz que não haverá interferência do governo no Banco Central

Prefeito de BH, Fuad Noman vai para a UTI após apresentar sangramento intestinal secundário

Veja os melhores horários para viajar no Natal em SP, segundo estimativas da Artesp