Boulos fecha acordo com União Brasil e desiste de relatoria do Minha Casa, Minha Vida
Relatoria do principal programa habitacional do governo era alvo de disputa
Agência de notícias
Publicado em 13 de abril de 2023 às 14h49.
O deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP) desistiu de ser o relator na comissão mista do Minha Casa, Minha Vida. O parlamentar havia sido escolhido para o cargo na última terça-feira, mas líderes da Câmara discordaram e disseram que o acordo era para o União Brasil indicar o relator. A bancada escolheu o deputado Fernando Maragoni (União-SP).
Boulos afirmou que o novo relator irá aceitar colaborações feitas por ele no texto da MP.
- Guilherme Boulos (PSOL-SP) será relator da comissão mista da MP do MCMV
- Lira cria 'superbloco' na Câmara com deputado governista como líder
- Parlamento cubano convoca sessão para eleger presidente da República
- Costa Neto é internado em Brasília após dor no peito
- Governo atende pedido de Lira e vai transformar MP do Carf em projeto de lei
- Lula pede ao Congresso que retire de tramitação 4 projetos de Bolsonaro; veja quais
–Diante do impasse em torno da MP do Minha Casa e para garantir o funcionamento da Comissão Mista sem obstruções, assumiremos a vice-presidência da comissão e não mais a relatoria. Houve também o acordo de que o conjunto das contribuições que temos ao texto serão incorporadas pelo novo relator – declarou.
O deputado do PSOL se reuniu na manhã desta quinta-feira com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e líderes partidários. Pelo acordo, Boulos irá assumir a relatoria do projeto de lei do Programa de Aquisição Alimentos.
– Na próxima semana, assumirei ainda a Relatoria do projeto de lei em regime de urgência (inicialmente MP) para retomar o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), que incorporará a criação da política nacional de Cozinhas Solidárias como um dos pilares da política de combate à fome no país – disse Boulos.
Ontem, o líder do União Brasil na Câmara, Elmar Nascimento (BA), chegou a ameaçar entrar com uma ação contra Boulos no Conselho de Ética da Câmara. Hoje, Elmar disse ter "extrapolado" ao fazer isso.
– Quero agradecer o gesto do deputado Boulos, que chegou nesta Casa se destacando, e claro, é compreensível que eu defenda os interesses do meu partido e peço desculpas se extrapolei na defesa desses entendimentos – declarou.
Boulos havia sido eleito relator da MP após ele e o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), afirmarem ao senador Eduardo Braga (MDB-AM), presidente da comissão mista, que o deputado do PSOL exerceria a função.