Brasil

Curtas – uma seleção do mais importante no Brasil e no mundo

Bolsonaro tem alta da UTI; Furacão Florence ganha força; Trump homenageia vítimas do 11/9 e mais...

TRUMP E O FURACÃO: Mais de 1,5 milhão de pessoas que moram no litoral sudeste dos Estados Unidos receberam ordens de sair de casa  / Leah Millis/ Reuters

TRUMP E O FURACÃO: Mais de 1,5 milhão de pessoas que moram no litoral sudeste dos Estados Unidos receberam ordens de sair de casa / Leah Millis/ Reuters

DR

Da Redação

Publicado em 12 de setembro de 2018 às 07h11.

Última atualização em 12 de setembro de 2018 às 07h46.

Bolsonaro tem alta da UTI

O candidato do PSL ao Planalto, Jair Bolsonaro, teve alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e passou agora para uma unidade de cuidado semi-intensivo, informou, nesta terça-feira, 11, o Hospital Albert Einstein, em nota. “Foi iniciada uma dieta leve, com boa tolerância do paciente, sem apresentar náuseas ou vômitos”, informou o hospital. O texto, assinado pelos médicos Antônio Luiz Macedo, Leandro Echenique e Miguel Cendoroglo, acrescenta que Bolsonaro não tem sinais de infecção ou febre e recebe as medidas de prevenção de trombose venosa.

Haddad confirmado

O Partido dos Trabalhadores (PT) finalmente oficializou, nesta terça-feira, a candidatura de Fernando Haddad à Presidência da República nas eleições 2018. Em seu primeiro pronunciamento como candidato, Haddad chamou Lula de “nosso amigo, nosso querido” e pediu desculpas por estar emocionado. Haddad, que foi ministro da Educação entre 2005 e 2011 e prefeito de São Paulo entre 2013 e 2016, classificou o ex-presidente como “um divisor de águas, um antes e depois” na história do país, por ter saído “das entranhas do nosso povo” e superado “todos os obstáculos”. À noite, ao aparecer como candidato na TV, Haddad exaltou Lula, e não falou de sua própria trajetória.

Beto Richa preso

O ex-governador do Paraná e candidato ao Senado Beto Richa (PSDB) foi preso na manhã desta terça-feira em operação realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Estado, informou o MP paranaense. O político foi preso no âmbito de uma investigação do MP do Paraná sobre o programa Patrulha Rural, implantado para ampliar o policiamento em áreas rurais com viaturas 4×4, segundo o Ministério Público. Além de Richa, foram expedidos mandados de prisão para a mulher dele, um irmão do ex-governador e outras pessoas suspeitas de envolvimento em irregularidades no âmbito do programa, disse um representante do MP do Paraná por telefone.

Virtualmente enviado

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, enviou nesta terça-feira um recurso da defesa do ex-presidente Lula (PT) que busca suspender os efeitos da condenação em segundo grau no processo do tríplex do Guarujá (SP). Enviado para julgamento no plenário virtual da corte, se aceito, o pedido pode garantir ao petista condição de concorrer ao Palácio do Planalto e livrá-lo da prisão. Ainda não há data para que o recurso seja analisado, mas, assim que o julgamento for iniciado, os ministros têm sete dias para darem seus votos. Na semana passada, Fachin já havia rejeitado pedido de liminar, apresentado pela defesa do ex-presidente, para suspender efeitos da condenação no processo do tríplex e que também poderia dar ao petista condição de concorrer ao Palácio do Planalto. Lula foi barrado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com base na Lei da Ficha Limpa. Ao barrar a candidatura do ex-presidente, por ter sido condenado por um órgão colegiado da Justiça por corrupção e lavagem de dinheiro, o TSE deu até esta terça para a substituição do candidato.

STF arquiva inquérito contra Kátia…

A 2ª Turma do STF decidiu, nesta terça, arquivar um inquérito que investigava a candidata a vice-presidente na chapa de Ciro Gomes (PDT), a senadora Kátia Abreu. Contra a posição do Ministério Público Federal, o colegiado atendeu a pedido feito pela defesa da senadora para encerrar as investigações sob o argumento de que elas duram mais de um ano e os fatos relatados pelos delatores não foram confirmados em diligências. Kátia Abreu era investigada sob a suspeita de ter recebido em sua campanha ao Senado em 2014 recursos indevidos da Odebrecht, conforme os colaboradores. A maioria do colegiado seguiu o voto do relator do inquérito, Gilmar Mendes, que criticou duramente as colaborações premiadas realizadas na apuração. O voto de Mendes foi acompanhado por Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski. Apenas o ministro Edson Fachin votou a favor do prosseguimento das investigações.

… e absolve Bolsonaro

A maioria dos ministros da Primeira Turma do STF votou para rejeitar a denúncia de crime de racismo contra o candidato do PSL à Presidência e deputado federal, Jair Bolsonaro, nesta terça-feira (11). O julgamento, suspenso há duas semanas, estava empatado em 2 a 2 e coube ao presidente do colegiado, Alexandre de Moraes dar o voto de desempate. Já tinham votado a favor de rejeitar a denúncia o relator do caso, ministro Marco Aurélio Mello, e Luiz Fux. Para receber a denúncia e transformar Bolsonaro em réu votaram os ministros Roberto Barroso e Rosa Weber. A denúncia contra Bolsonaro -líder nas pesquisas de intenção de voto ao Palácio do Planalto – foi apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em abril e se refere a uma palestra que o candidato deu no Clube Hebraica do Rio de Janeiro, no ano passado. Na ocasião, na avaliação da PGR, Bolsonaro fez um discurso de incitação a ódio e preconceito direcionado a diversos grupos, como culpar indígenas pela não construção de hidrelétricas em Roraima.

Produção industrial em queda

A produção industrial de São Paulo registrou uma queda de 1,1% em julho ante junho. Os dados são da Pesquisa Industrial mensal – Produção Física Regional divulgados na manhã desta terça-feira (11), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na média global da indústria, a perda foi de 0,2% na produção em julho ante junho, com recuos em oito dos 15 locais pesquisados. Além de São Paulo, houve diminuição da produção em Goiás (-2,1%), Paraná (-1,3%), Minas Gerais (-1,0%), Mato Grosso (-0,9%), Rio de Janeiro (-0,3%), Ceará (-0,2%) e Pernambuco (-0,2%). Por outro lado, a produção cresceu no Espírito Santo (5,8%), Rio Grande do Sul (4,6%), Pará (2,7%), Amazonas (2,5%), Santa Catarina (1,9%), Bahia (1,0%) e Região Nordeste (0,5%).

Homenagens ao 11 de setembro

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, viajou para a cidade de Shanksville, na Pensilvânia, nesta terça-feira, para recordar os ataques de 11 de setembro e homenagear os heróis do voo 93, no 17º aniversário da tragédia. Em 11 de setembro de 2001, o avião, um dos quatro voos que foram sequestrados pelo grupo jihadista Al-Qaeda, caiu em um campo nesta pequena cidade a cerca de 270 quilômetros a noroeste de Washington. Os passageiros, que foram avisados por celular por seus entes queridos sobre os ataques ao World Trade Center em Nova York, tentaram assumir o controle da aeronave e o aparelho, ao invés de colidir contra o Capitólio, acabou caindo no meio de um campo. Desde então, as pessoas que viajavam nesse voo foram consideradas e homenageadas como heróis. Os ataques do 11 de setembro, que destruíram as Torres Gêmeas, deixaram quase 3.000 mortos, a maioria na área de Manhattan.

Florence ganha força

Mais de 1,5 milhão de pessoas que moram no litoral sudeste dos Estados Unidos receberam ordens de sair de casa devido à aproximação do furacão Florence. O Florence, tempestade de categoria 4 com ventos contínuos máximos de 210 quilômetros por hora, deve atingir o continente na sexta-feira, na região sudeste da Carolina do Norte, próxima à fronteira com a Carolina do Sul. Para conter os estragos da tempestade, moradores cobriram as casas com tábuas e acabaram com os estoques de alimento, água e suprimentos dos mercados. O governador da Carolina do Sul, Henry McMaster, evocou a lembrança do furacão Hugo de 1989, que matou 27 pessoas no estado, ao fazer um apelo para que os cidadãos obedeçam à sua ordem de retirada. A tempestade estava localizada cerca de 1.530 quilômetros ao leste-sudeste do Cabo do Medo, na Carolina do Norte.

Fome aumenta

Um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) mostra que a fome aumentou em todo o mundo pelo terceiro ano consecutivo. Segundo o relatório Estado da Segurança Alimentar e da Nutrição no Mundo de 2018, divulgado nesta terça-feira, a fome parece estar aumentando em quase toda a África e na América do Sul, com 821 milhões de pessoas — uma em cada nove — passando fome em 2017. Além disso, 672 milhões de adultos — mais de um em oito — estão obesos, um aumento em relação aos 600 milhões de 2014. Esse foi o terceiro ano consecutivo no qual os níveis mundiais da fome aumentaram, após uma década de reduções. A editora do relatório, Cindy Holleman, afirmou que a variação crescente de temperaturas, as chuvas inconstantes e as mudanças nas estações estão afetando a disponibilidade e a qualidade dos alimentos. Segundo a ONU, no ano passado, quase 124 milhões de pessoas em 51 países enfrentaram níveis críticos de fome causados por conflitos e desastres climáticos. A ONU disse que a deterioração do quadro da fome na América do Sul pode se dever aos preços baixos das principais commodities de exportação da região – especialmente o petróleo. Até junho, a falta de alimentos já havia levado estimadas 2,3 milhões de pessoas a fugirem da Venezuela, segundo a ONU.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEleições 2018Estados Unidos (EUA)Exame HojeFernando HaddadJair Bolsonaro

Mais de Brasil

Quero ser responsável pela vitória dele, diz Lula no lançamento da candidatura de Boulos em SP

Com esquerda em peso e até bolsonarista, PSD oficializa candidatura de Paes sem definir vice

Vamos colocar a periferia em primeiro lugar, diz Boulos ao oficializar candidatura ao lado de Lula

Fuad e Kassab apostam em discurso moderado e feitos da gestão para reeleição em prefeitura BH

Mais na Exame