Brasil

Bolsonaro se diz amigo dos EUA e quer aprofundar parcerias com país

Em comitiva a Washington, presidente afirmou que governos do PT foram "antiamericanos"

Bolsonaro: presidente está em Washington para reuniões (Alan Santos/Agência Brasil)

Bolsonaro: presidente está em Washington para reuniões (Alan Santos/Agência Brasil)

R

Reuters

Publicado em 18 de março de 2019 às 20h22.

Washington - O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira, em discurso na Câmara do Comércio dos Estados Unidos, que os EUA tem um presidente "amigo" de Washington e que deseja fazer "muitas parceiras" entre os dois países, citando as áreas de mineração, agricultura e biodiversidade.

Bolsonaro disse que as gestões passadas do país comandadas pelo PT, citando nominalmente os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, eram "governos que antes de tudo eram antiamericanos" e destacou que a tradição era eleger presidentes de "mãos dadas com a corrupção" e inimigos dos Estados Unidos.

Segundo o presidente, essa situação mudou com sua eleição e ele quer aprofundar os laços com os EUA. "Estou aqui estendendo às minhas mãos e tenho certeza que o (presidente dos EUA, Donald) Trump fará o mesmo", disse Bolsonaro, ao defender que pensa no "bem-estar do nosso povo, queremos um Brasil grande, assim como vocês querem uma América grande".

"O povo americano e os Estados Unidos sempre foram inspiradores em grande parte das decisões que eu tomei e essa vinda aqui hoje e amanhã com Trump com toda a certeza que estaremos materializando. O Brasil tem muito a oferecer, gostaria de fazer muitas parceiras, muito mais que assinar agora o Centro de Lançamento de Alcântara, mineralogia, agricultura, biodiversidade, gostaria de termos muita parceira desse Estado que admiro", afirmou.

"O Brasil mudou, tanto é que os senhores estão aqui e estamos prontos para ouví-los de modo a chegar a um bom entendimento, de modo que as políticas adotadas por nós tragam paz e prosperidade para o Brasil e para os Estados Unidos", completou.

Acompanhe tudo sobre:Jair BolsonaroWashington (DC)

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP