Brasil

Bolsonaro exclui Mourão de reunião com ministros

Clima entre os dois, que já não era bom, piorou após ex-assessor de Mourão ter conversado sobre impeachment com chefe de gabinete de um deputado

A estratégia tem sido evitar reuniões de Conselho de Governo, que contam com a participação do vice-presidente (Marcos Corrêa/PR/Divulgação)

A estratégia tem sido evitar reuniões de Conselho de Governo, que contam com a participação do vice-presidente (Marcos Corrêa/PR/Divulgação)

AO

Agência O Globo

Publicado em 9 de fevereiro de 2021 às 13h48.

Em encontro fora da agenda oficial, o presidente Jair Bolsonaro se reuniu na manhã desta terça-feira com seus ministros, mas sem a presença do vice-presidente Hamilton Mourão, assim como já tinha ocorrido na semana passada. A estratégia tem sido evitar as reuniões de Conselho de Governo, que contam com a participação do vice, e organizar outras, das quais ele pode ser excluído.

A lista de participantes divulgada pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República não tem o nome de Mourão. Segundo auxiliares da Presidência, Bolsonaro está descontente com Mourão e avalia que o vice usa as informações das reuniões de Conselho de Governo para dar declarações à imprensa nas quais rebate algumas ações e pontos de vista do presidente.

Conversa sobre impeachment

Soma-se a isso o imbróglio no fim de janeiro envolvendo um assessor de Mourão, que teve revelada pelo site "O Antagonista" uma conversa com o chefe de gabinete de um deputado federal sobre as articulações em curso no Congresso para um eventual impeachment de Bolsonaro. O assessor acabou demitido, e Mourão, que vinha dando declarações constantes à imprensa, se recolheu.

A última reunião do Conselho de Governo ocorreu em 19 de novembro do ano passado. Depois disso, a agenda de Bolsonaro registrou uma "reunião com ministros" em 6 de janeiro de 2021. No mesmo dia, consta na agenda de Mourão que ele não teve compromissos oficiais. Em 16 de dezembro, houve um encontro a sós entre os dois, o último na agenda de Bolsonaro.

Dos 23 ministros de Bolsonaro, apenas Fábio Faria, das Comunicações, não participou, porque ele está em viagem ao Japão.

O GLOBO questionou a Secretaria de Comunicação da Presidência da República sobre a ausência de Mourão, mas ainda não obteve retorno. Procurado, Mourão não se manifestou.

Acompanhe tudo sobre:Governo BolsonaroHamilton MourãoJair Bolsonaro

Mais de Brasil

Onda de calor faz consumo de energia bater recorde no Sudeste e Centro-Oeste, diz ONS

Todos têm direito à presunção de inocência, diz Lula ao comentar denúncia de Bolsonaro

Após denúncia da PGR, Bolsonaro diz que 'mundo está atento ao Brasil'

Governo de SP decreta situação de emergência para dengue em meio à alta de casos