Brasil

Curtas – uma seleção do mais importante no Brasil e no mundo

Bolsonaro: braços abertos a todos; Netanyahu vence; Novo ministro descarta pente-fino no ENEM...

Netanyahu: Com maioria parlamentar, primeiro-ministro consegue novo mandato em Israel  (Ammar Awad/Reuters)

Netanyahu: Com maioria parlamentar, primeiro-ministro consegue novo mandato em Israel (Ammar Awad/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de abril de 2019 às 07h07.

Última atualização em 11 de abril de 2019 às 07h32.

Bolsonaro: Brasil de braços abertos
Em jantar com 37 embaixadores de países islâmicos, o presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou, nesta quarta-feira (10), que as relações comerciais dessas nações com o Brasil devem se traduzir cada vez mais em laços de amizade e respeito. Em discurso, Bolsonaro acrescentou que o governo federal está “de braços abertos” a todos os países. “Que esses laços comerciais cada vez mais se transformem em laços de amizade, de respeito e de fraternidade”, afirmou. O jantar foi organizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e reuniu 37 embaixadores de países islâmicos, os ministros da Agricultura, Tereza Cristina, e das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, além do presidente da CNA, João Martins.

MPF indicia Temer novamente
O ex-presidente Michel Temer virou alvo de mais duas denúncias na Justiça. Desta vez, ele é apontado como chefe de uma organização criminosa e responsável por tramar contra a Lava-Jato. As imputações foram feitas pela Procuradoria da República no Distrito Federal com base nas acusações do ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot. De acordo com os investigadores, Temer atuou na compra do silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha e comandou uma quadrilha do MDB na Câmara. As denúncias apresentadas à Justiça Federal do Distrito Federal são baseadas nas delações de executivos da JBS e do doleiro Lúcio Funaro. De acordo com os procuradores, o ex-presidente instigou Joesley Batista, dono da JBS, a manter Cunha e Funaro longe de uma delação premiada. A principal prova utilizada pelos investigadores é uma gravação em áudio de uma conversa entre o empresário e Temer realizada em março de 2017 no Palácio do Jaburu, em Brasília.

_

Parecer da reforma
O secretário especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, declarou na manhã desta quarta-feira, 10, que o parecer sobre a reforma da Previdência deverá ser votado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara conforme o calendário, em 17 de abril. “O processo já começou e o calendário deve ser cumprido”, afirmou o ex-deputado federal em entrevista à rádio Eldorado FM. Confiante na tramitação dentro do prazo na comissão, Marinho reconheceu que a aprovação da matéria depende do ritmo do Congresso, mas afirmou que acredita que o texto possa ser votado na Câmara ainda no primeiro semestre.

_

Novo ministro descarta pente-fino no ENEM
Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo divulgada nesta quarta-feira, 10, o novo ministro da Educação, Abraham Weintraub, declarou que o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) não terá suas questões submetidas a um ‘pente-fino’, como chegou a ser declarado na gestão do ex-ministro Ricardo Vélez: “De modo geral, não gosto de comitês e comissões. Minha visão é que tem de ter responsáveis”, disse Weintraub, descartando a vistoria na prova. Ele também disse que o presidente não pediu para consultar o exame e que assumirá a responsabilidade pelo que for colocado no teste: “Falarei que garanto que não haverá nenhum problema. Se sair um Enem todo errado, todo torto, sou o culpado e o presidente tem de me dar reprimenda ou me tirar do cargo. É assim que funciona”, disse.

_

Sai embaixador brasileiro nos EUA
Um dia após trocar o comando da Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, removeu Sérgio Amaral do posto de embaixador do Brasil nos Estados Unidos para o escritório de São Paulo. A mudança, que já era esperada, foi feita por meio de publicação no Diário Oficial da União nesta quarta-feira, 10. O presidente Jair Bolsonaro já havia dito em um café com jornalistas que pretendia fazer alterações no comando de 15 embaixadas, entre elas a dos EUA e da França, porque sua imagem no exterior estava sendo propagada de forma negativa. Nestor Forster, aliado de Araújo e seguidor do escritor Olavo de Carvalho, é o mais cotado para assumir o posto em Washington.

_

Inflação sobe 0,75%
Influenciada pela alta nos preços dos alimentos e dos transportes, a inflação chegou a 0,75% em março, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado nesta quarta-feira, 10, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa foi a maior taxa para um mês de março desde 2015, quando chegou a 1,32%. Com isso, o índice acumula altas de 1,51% no primeiro trimestre do ano e de 4,58% nos últimos 12 meses. Para 2019, a meta de inflação estipulada pelo governo é de 4,25%. Há uma margem de tolerância de meio ponto percentual para mais ou para menos. A aceleração da inflação no mês foi determinada pelas altas de 1,37% no grupo Alimentação e bebidas e de 1,44% nos Transportes. Juntos, esses grupos responderam por 80% do índice do mês. Todos os grupos pesquisados no IPCA subiram de preço, exceto Comunicação, que com -0,22% foi o único com deflação.

_

Ford inicia PDV na Bahia
A montadora de automóveis Ford anunciou nesta quarta-feira, 10, um Programa de Demissão Voluntária (PDV) para os trabalhadores da fábrica de Camaçari, na Bahia, onde são produzidas as versões hatch e sedan dos Ford Ka e o EcoSport. Os 3.500 funcionários têm até o dia 26 deste mês para aderir à medida. De acordo com a empresa, o objetivo do plano “é adequar o excedente da força de trabalho à atual demanda de mercado”. O Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari conta que a montadora e os funcionários negociaram um acordo de estabilidade por um ano há duas semanas. Assim, a companhia se comprometeu a não demitir nenhum trabalhador até 2020, fora os que aceitarem o plano de demissão voluntária.

Prisão de ex-presidente do Peru
A Justiça do Peru ordenou a detenção preliminar, por dez dias, do ex-presidente Pedro Pablo Kuczynski (2016-2018) por supostos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, em um caso que envolve duas obras públicas com licitações concedidas à Odebrecht, informaram nesta quarta-feira veículos de imprensa locais. De acordo com a resolução divulgada pelo jornal “El Comercio” e a emissora de rádio “RPP Noticias”, o juiz Jorge Luis Chávez afirma que o Ministério Público apresentou como “fato procedente” os “atos de lavagem de dinheiro” do ex-presidente como consequência de “sua intervenção em supostos atos de corrupção” vinculados a dois projetos que foram concedidos à Odebrecht.

Netanyahu vence em Israel
Os principais nomes rivais à reeleição de Benjamin Netanyahu nas eleições da última terça-feira, 9, em Israel reconheceram a derrota nesta quarta-feira, 10. Benjamin Gantz, candidato pelo partido Azul e Branco, admitiu que perdeu este round, mas prometeu fazer uma oposição forte ao governo do partido Likud. Assim, Netanyahu inicia seu quinto mandato como líder israelense. O primeiro-ministro foi acusado de corrupção, fraude e quebra de confiança no governo, o que pode impactar o seu futuro no poder. Gantz inclusive disse que está preparado para eleições no ano que vem, em referência a um possível impeachment de Netanyahu.

Acompanhe tudo sobre:Michel TemerInflaçãoEnemExame HojeBenjamin Netanyahu

Mais de Brasil

Quantas igrejas católicas existem no Brasil?

Fux suspende bloqueio de contas ativas de beneficiários do Bolsa Família em bets

Moraes rejeita recurso de Bolsonaro para levar julgamento ao plenário

Contrato de extensão da linha 5-Lilás deve ser assinado até março de 2026