Brasil

BNDES aprova R$ 88,5 milhões para expansão da internet de banda larga na PB e no RN

Infraestrutura permitirá a ampliação da internet de banda larga na região e a melhoria da qualidade dos serviços de telecomunicações

Sede do BNDES, no Rio de Janeiro (RJ) (Miguel Ângelo/CNI/Flickr/Divulgação)

Sede do BNDES, no Rio de Janeiro (RJ) (Miguel Ângelo/CNI/Flickr/Divulgação)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 23 de fevereiro de 2024 às 18h19.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 88,5 milhões, com recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), para a Proxxima Telecomunicações instalar cerca de mil quilômetros de rede de fibra óptica em 24 municípios do Rio Grande Norte e da Paraíba.

É a primeira operação do Fust aprovada para o Nordeste. O fundo, com recursos geridos pelo BNDES, tem como finalidade estimular o acesso às telecomunicações para permitir a expansão do acesso à internet em banda larga fixa e móvel, com qualidade e velocidade adequadas, e a ampliação do acesso à internet em banda larga em áreas onde a oferta seja inadequada, como áreas urbanas desatendidas, rurais ou remotas.

A infraestrutura permitirá a ampliação da internet de banda larga na região e a melhoria da qualidade dos serviços de telecomunicações. As redes de transporte de alta capacidade que serão construídas devem melhorar todo o ecossistema de telecomunicações e internet em municípios prioritários, segundo critérios definidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, incluindo áreas rurais nos dois Estados.

Já as redes de acesso previstas no projeto propiciarão acesso à internet em fibra óptica a uma população de mais de 340 mil habitantes.

"Esse investimento garantirá o acesso a tecnologias de conectividade, fundamentais para reduzir as desigualdades regionais e promover o desenvolvimento econômico e social de municípios da Paraíba e do Rio Grande do Norte", disse em nota o diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES, José Luis Gordon.

Acompanhe tudo sobre:BNDESInternetParaíbaRio Grande do Norte

Mais de Brasil

Acidente de ônibus deixa 37 mortos em Minas Gerais

Rodovia de acidente que deixou 22 mortos em Minas Gerais é a mais fatal no país

Verão começa hoje e previsão é de menos chuvas na maior parte do país

Mais de 300 mil imóveis seguem sem luz em São Paulo 12 horas após temporal