Brasil

Bloco de 11 partidos indica deputado do PR para comandar CMO

Onze partidos se juntaram na Câmara dos Deputados para formar um bloco visando assumir a presidência da Comissão Mista de Orçamento

Câmara dos Deputados: a CMO é presidida de forma alternada por um parlamentar da Câmara e um do Senado e o cargo cabe ao partido ou bloco com maior bancada. (Edilson Rodrigues/Agência Senado)

Câmara dos Deputados: a CMO é presidida de forma alternada por um parlamentar da Câmara e um do Senado e o cargo cabe ao partido ou bloco com maior bancada. (Edilson Rodrigues/Agência Senado)

R

Reuters

Publicado em 27 de fevereiro de 2018 às 17h26.

Onze partidos se juntaram na Câmara dos Deputados para formar um bloco visando assumir a presidência da Comissão Mista de Orçamento (CMO), segundo informações da Agência Câmara Notícias.

PSDB, PSD, PR, PRB, PTB, SD, PPS, PV, Pros, PSL e PRP formaram um bloco com 201 deputados e pelo que foi acertado internamente devem indicar para presidir a CMO o deputado Milton Monti (PR-SP). O líder do bloco é o deputado José Rocha (BA), do mesmo partido.

Rocha disse, segundo a Agência Câmara Notícias, que a ideia de formar o bloco foi decorrente da importância da CMO em ano de eleição presidencial. Salvo no caso de reeleição, o novo presidente tem a seu dispor no primeiro ano de governo um orçamento elaborado antes de assumir.

A CMO é presidida de forma alternada por um parlamentar da Câmara e um do Senado e o cargo cabe ao partido ou bloco com maior bancada. No ano passado, o presidente da comissão foi o senador Dário Berger (MDB-SC).

O novo bloco também interfere nas comissões mistas que analisam as medidas provisórias, ocupando a maior parte das vagas destinadas aos deputados.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosOrçamento federalPartidos políticos

Mais de Brasil

Desde o início do ano, 16 pessoas foram baleadas ao entrarem por engano em favelas do RJ

Justiça suspende revisão que permitiria construção de condomínios nos Jardins

Dino convoca para fevereiro audiência com nova cúpula do Congresso para discutir emendas

Em decisão sobre emendas, Dino cita malas de dinheiro apreendidas em aviões e jogadas por janelas