Brasil

Biden recomenda que brasileiros deixem de se subestimar

Biden disse que o Brasil superou a fase dos “países em desenvolvimento” e já alcançou o nível das nações desenvolvidas


	O vice-presidente americano, Joe Biden, no Rio de Janeiro: bem-humorado, o vice-presidente disse que não queria mais deixar o Brasil.
 (REUTERS/Pilar Olivares)

O vice-presidente americano, Joe Biden, no Rio de Janeiro: bem-humorado, o vice-presidente disse que não queria mais deixar o Brasil. (REUTERS/Pilar Olivares)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de maio de 2013 às 14h50.

Brasília – Sorridente e dizendo-se encantado com o Brasil, o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, apelou hoje (31) para que os brasileiros não subestimem a importância do país e o desenvolvimento alcançado. Biden disse que o Brasil superou a fase dos “países em desenvolvimento” e já alcançou o nível das nações desenvolvidas. Segundo ele, Brasil e Estados Unidos têm de “trabalhar juntos”.

“Os brasileiros subestimam a profundidade do seu êxito no mundo”, ressaltou Biden, que concedeu declaração à imprensa ao lado do vice-presidente Michel Temer, após reunião com a presidenta Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto. “O Brasil mostrou que não é preciso escolher entre a democracia e o desenvolvimento sustentável.”

Temer lembrou que o maior número de estudantes interessados em cursos no exterior procura os Estados Unidos. Biden reagiu dizendo que um país que investe em educação é aquele que tem mais chances de crescer e desenvolver. “Estamos ansiosos em trabalhar com vocês. [Se os estudantes nos procuram para intercâmbio, sinal que o que] é bom para vocês é bom para nós”, destacou.

Biden lembrou ainda que, depois da visita do presidente norte-americano, Barack Obama, ao Brasil, em 2011, diminuiu o tempo de espera dos brasileiros para obter a concessão do visto para os Estados Unidos. “Queremos que os brasileiros venham aos Estados Unidos não apenas para o comércio, mas para nos ver. Queremos que todos vejam o que está acontecendo e que os norte-americanos também venham ao Brasil”, disse.

Demonstrando acompanhar as decisões tomadas no Brasil, Biden elogiou a política de combate à violência contra as mulheres no país. Segundo ele, a legislação atual e as medidas adotadas demonstram a evolução dos brasileiros. “O Brasil tirou das sombras a violência contra a mulher”, disse ele. “'Trazer o problema à luz é o melhor', diz um dos nossos ministros da Suprema Corte.”

Bem-humorado, o vice-presidente disse que não queria mais deixar o Brasil. “Deixo o Brasil com muito otimismo sobre o fato de as relações [dos Estados Unidos com o Brasil] atingirem um outro patamar. Nós somos a primeira economia do mundo, vocês (brasileiros] são a sétima. Espero muito trabalharmos juntos.”

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)Brasil-EUA

Mais de Brasil

STF valida aumento de pena por crimes contra a honra de agentes públicos

Como funciona a correção da redação do Enem? Debates nas redes acendem alerta para mudança de regras

Kassab filia seis dos oito deputados estaduais do PSDB em São Paulo

Deputado apresenta projeto para proibir redes sociais a menores de 16 anos