Brasil

Biden confirma presença no G20 no Brasil e adesão dos EUA à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza

Segundo Governo Federal, presidentes trataram ainda da visita prevista do líder americano a Manaus antes da cúpula

De acordo com a Casa Branca, Biden buscará fortalecer a liderança dos EUA no enfrentamento de desafios globais ( Ricardo Stuckert/PR/Divulgação)

De acordo com a Casa Branca, Biden buscará fortalecer a liderança dos EUA no enfrentamento de desafios globais ( Ricardo Stuckert/PR/Divulgação)

Publicado em 7 de novembro de 2024 às 20h32.

Última atualização em 7 de novembro de 2024 às 20h33.

Tudo sobreG20
Saiba mais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, por telefone nesta quinta-feira, 7. Conforme comunicado do governo federal, a ligação durou cerca de 30 minutos e, durante a conversa, Biden confirmou sua vinda ao Brasil para a Cúpula do G20, que ocorrerá no Rio de Janeiro. O atual presidente americano anunciou também a adesão dos Estados Unidos à Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, iniciativa de cooperação internacional apoiada pelo Brasil.

Além da Cúpula, Biden deve fazer uma visita a Manaus antes do evento no Rio de Janeiro. Os dois presidentes também alinharam uma reunião bilateral no G20 para discutir temas de interesse mútuo, como o combate às mudanças climáticas, a proteção das florestas tropicais e os direitos trabalhistas. Lula destacou a importância de ambas as nações para a preservação ambiental e a transição energética.

Biden se reunirá com líderes da América Latina no Peru

O presidente americano iniciará sua agenda na América do Sul em Lima, Peru, entre os dias 14 e 16 de novembro, onde terá encontros com a presidente peruana, Dina Boluarte. A Casa Branca informou que Biden participará da cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC), promovendo a liderança econômica dos EUA na região do Indo-Pacífico.

Em seguida, Biden viajará ao Brasil de 17 a 19 de novembro, com visita a Manaus, onde se reunirá com líderes locais e comunidades indígenas para discutir a preservação da Amazônia e em seguida irá para o Rio de Janeiro.

Acompanhe tudo sobre:G20Joe BidenLuiz Inácio Lula da Silva

Mais de Brasil

Defesa de Collor reitera pedido por prisão domiciliar com atestado de Parkinson e transtorno bipolar

Gilmar Mendes retira pedido e julgamento de Collor segue no plenário virtual

Bolsonaro segue na UTI, 'sem febre ou alterações da pressão', diz boletim médico

Desaceleração no fim de 2024 faz Brasil cair seis posições em ranking global da produção industrial