Brasil

Belém capital do Brasil? Entenda projeto aprovado pela Câmara

A mudança simbólica está prevista para ocorrer durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30)

De acordo com o texto, os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário estarão autorizados a se instalar em Belém durante a COP30 (Rafael Medelima/COP30/Flickr)

De acordo com o texto, os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário estarão autorizados a se instalar em Belém durante a COP30 (Rafael Medelima/COP30/Flickr)

Luiz Anversa
Luiz Anversa

Repórter

Publicado em 26 de setembro de 2025 às 06h16.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira, 25, por 304 votos a 64, um projeto que transfere simbolicamente a capital do Brasil para Belém (PA) durante um período de dez dias. A proposta prevê que, nesse intervalo, atos e despachos assinados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pelos ministros façam referência à cidade de Belém, em vez de Brasília.

A mudança simbólica está prevista para ocorrer durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada entre os dias 11 e 21 de novembro deste ano.

Para que essa transferência simbólica se concretize, o projeto ainda precisa passar pelo Senado e, posteriormente, ser sancionado pelo presidente Lula. De acordo com o texto, os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário estarão autorizados a se instalar em Belém durante esse período, com o objetivo de conduzir suas atividades institucionais e governamentais.

A iniciativa é da deputada Duda Salabert (PDT-MG) e teve como relator o deputado José Priante (MDB-PA). Ambos defendem que a medida contribuirá para fortalecer a COP30 e destacar a relevância da Amazônia na agenda ambiental internacional.

O presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), comemorou a aprovação do projeto. Segundo ele, a transferência temporária da capital permitirá ao Brasil assumir um papel de maior destaque na conferência. “Que o Brasil possa, nesse evento, demonstrar que somos um país comprometido com o meio ambiente e que buscamos o desenvolvimento econômico com sustentabilidade”, afirmou Motta.

Brasil apresentará na COP30 barco movido a hidrogênio verde

O Brasil se prepara para dar um passo significativo na descarbonização do setor náutico com o desenvolvimento do primeiro barco nacional movido a hidrogênio verde, uma parceria estratégica entre JAQ Apoio Marítimo, Grupo Náutica, Itaipu Parquetec e a GWM.

O projeto, anunciado nesta semana durante o São Paulo Boat Show, se consolida como iniciativa pioneira que posiciona o país na vanguarda da inovação marítima sustentável e será apresentado ao mundo na COP30 em Belém do Pará.

Acompanhe tudo sobre:COP30Belém

Mais de Brasil

Lula afirma que Trump pretende ser 'dono da ONU' ao propor Conselho da Paz

Tarcísio veta obrigatoriedade de cardápio físico em restaurantes de SP

Anvisa proíbe venda de suplemento que prometia equilíbrio glicêmico sem comprovação científica

CNU divulga resultado preliminar da prova discursiva nesta sexta-feira; veja o horário