Brasil

BC: crédito cresce 1,2% em julho ante junho no Brasil

A taxa de juros média das operações de crédito livre também subiu em julho para 35,4% ao ano

De acordo com o Banco Central, crédito acumula alta de 9,4% ao ano (.)

De acordo com o Banco Central, crédito acumula alta de 9,4% ao ano (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h47.

Brasília - O estoque das operações de crédito do sistema financeiro cresceu em julho 1,2% em relação a junho e atingiu R$ 1,548 trilhão, segundo informou hoje o Banco Central (BC). No ano, o crédito acumula alta de 9,4% e, nos 12 meses encerrados em julho, crescimento de 18,4%. As operações de crédito com recursos direcionados cresceram, no mês passado, 2,3% em relação a junho, acumulando alta de 14% no ano e de 28,8% em 12 meses.

Já as operações de crédito com recursos livres aumentaram 0,7% no mês e acumulam expansão de 7,2% no ano. Em 12 meses, o crédito com recursos livres registra aumento de 13,8%. De acordo com o BC, em relação ao tamanho da economia, o estoque de crédito teve mais uma alta, passando de 45,7% do Produto Interno Bruto (PIB) em junho para 45,9% do PIB em julho.

Juros
A taxa de juros média das operações de crédito livre subiram em julho para 35,4% ao ano, ante os 34,6% de junho, de acordo com o BC. A taxa é a maior desde agosto de 2009. Para as pessoas físicas, o juro teve discreta elevação, saindo de 40,4% ao ano em junho para 40,5% em julho. No caso das empresas, a taxa saltou de 27,3% ao ano em junho para 28,7% ao ano no mês passado.

Esse movimento de alta na taxa de juros para pessoas jurídicas está diretamente relacionado ao aumento do spread bancário (diferença entre a taxa de captação e o que é efetivamente cobrado dos clientes) nessas operações. O spread para empresas passou de 16,9 pontos porcentuais em junho para 18,1 pontos porcentuais em julho. No caso dos consumidores, o spread passou de 28,6 pontos porcentuais na taxa anual em junho para 28,9 pontos porcentuais em julho. O spread médio do crédito livre subiu 0,8 ponto porcentual em julho ante junho, atingindo 24,3 pontos porcentuais ao ano.

Leia mais notícias sobre o Banco Central

Siga as notícias do site EXAME sobre Economia no Twitter

Acompanhe tudo sobre:América LatinaBanco CentralCréditoDados de BrasilMercado financeiro

Mais de Brasil

Barroso afrouxa regra para câmeras da PM em SP, mas exige uso obrigatório em comunidades

Trens e metrô terão tarifa mais alta a partir de janeiro; saiba quando e valores

PM afasta policial que atirou à queima-roupa em rapaz em São Paulo

Tarifa de ônibus em SP será de R$ 5,00; veja quando passa a valer