Brasil

Battisti recebe autorização para permanecer no Brasil

Ex-ativista é acusado por quatro assassinatos na Itália e não foi extraditado por decisão do STF

Dos 20 integrantes do Conselho Nacional de Imigração, 14 foram favoráveis ao pedido de permanência de Battisti no Brasil (Arquivo/ Reuters)

Dos 20 integrantes do Conselho Nacional de Imigração, 14 foram favoráveis ao pedido de permanência de Battisti no Brasil (Arquivo/ Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de junho de 2011 às 13h42.

Brasília - O Conselho Nacional de Imigração, vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego, concedeu hoje autorização de permanência no Brasil para o ex-ativista italiano de esquerda Cesare Battisti. Com a decisão, ele poderá viver e trabalhar por tempo indeterminado no País. O visto permanente só poderá ser emitido pelo Ministério da Justiça.

Battisti é acusado por quatro assassinatos na Itália. Mas o Supremo Tribunal Federal (STF) manteve decisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que negou o pedido de extradição de Battisti feito pelo governo italiano.

Dos 20 integrantes do Conselho Nacional de Imigração, 14 foram favoráveis ao pedido de permanência de Battisti no Brasil. Houve dois votos contrários, uma abstenção e três ausências. Segundo nota divulgada hoje pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o resultado agora será encaminhado para o Ministério da Justiça, que executará a concessão da permanência do italiano no Brasil, por tempo indeterminado.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCrimeDados de BrasilEuropaItáliaJustiçaPaíses ricosPiigsSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

STF rejeita recurso e mantém pena de Collor após condenação na Lava-Jato

O que abre e o que fecha em SP no feriado de 15 de novembro

Zema propõe privatizações da Cemig e Copasa e deve enfrentar resistência

Lula discute atentado com ministros; governo vê conexão com episódios iniciados na campanha de 2022