Deputado Baleia Rossi (MDB-SP): "A minha candidatura significa a independência da Casa, da valorização do parlamentar, do respeito à democracia" (Luis Macedo/Agência Câmara)
Agência O Globo
Publicado em 31 de janeiro de 2021 às 21h45.
Candidato à presidente da Câmara, o deputado Baleia Rossi (MDB-SP) disse neste domingo que não “fugirá” à responsabilidade de analisar pedidos de impeachment do presidente Jair Bolsonaro. Em entrevista à GloboNews, ele afirmou que sua candidatura não é de oposição.
"Nós não vamos abrir mão de nada para defender a nossa democracia. Todos os instrumentos constitucionais vão ser utilizados. O nosso compromisso é com a Constituição. Dessa forma, vamos fazer uma análise técnica, jurídica, política, de todos os pedidos (de impeachment). A minha candidatura não é de oposição, é de independência da Câmara", disse o deputado.
Questionado se o debate do impeachment é inevitável, Baleia respondeu:
"É prerrogativa do presidente da Câmara a análise (do impeachment). Eu não fugirei às minhas responsabilidades de analisar. A análise será feita com todo o critério, à luz da Constituição", acrescentou.
Baleia afirmou que há uma "interferência brutal por parte do governo”, em referência ao apoio explícito do Palácio do Planalto ao seu principal adversário, o deputado Arthur Lira (PP-AL).
"A minha candidatura significa a independência da Casa, da valorização do parlamentar, do respeito à democracia", prometeu.
O deputado federal também disse ser preciso "dar bons exemplos à população" no combate à pandemia de covid-19, defendeu a vacina, mas evitou avaliar o trabalho do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello:
"Nós vamos ter essa investigação por parte do Ministério Público, por parte da Polícia Federal. Nós temos um inquérito aberto, mas não posso antecipar um juízo de valor."
Na área econômica, Baleia descartou a aprovação de uma nova CPMF e prometeu votar rapidamente a reforma tributária, que ele é o autor.