Brasil

Avião fez trajeto maior; Temer não quer vaias…

Trajeto mais longo Segundo o coronel Freddy Bonilla, secretário de segurança da Aeronáutica Civil da Colômbia, o avião da Lamia que levava a delegação da Chapecoense à Medellín fez um trajeto diferente do que havia informado em seu plano de voo. A decolagem estava prevista pela cidade de Cobija, na Bolívia, mas acabou decolando de […]

CHAPECÓ: Velório das vítimas acontece neste sábado, na Arena Condá / Paulo Whitaker/ Reuters

CHAPECÓ: Velório das vítimas acontece neste sábado, na Arena Condá / Paulo Whitaker/ Reuters

DR

Da Redação

Publicado em 2 de dezembro de 2016 às 18h00.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 18h59.

Trajeto mais longo

Segundo o coronel Freddy Bonilla, secretário de segurança da Aeronáutica Civil da Colômbia, o avião da Lamia que levava a delegação da Chapecoense à Medellín fez um trajeto diferente do que havia informado em seu plano de voo. A decolagem estava prevista pela cidade de Cobija, na Bolívia, mas acabou decolando de Santa Cruz de la Sierra, que fica mais longe do destino, Rionegro. Por falta de combustível, o avião caiu com 77 pessoas a bordo, matando 71 delas.


No limite

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, dados do site flightradar24.com mostram que o avião Avro RJ85, da Lamia, fez outras quatro viagens em que o piloto levou a aeronave ao limite máximo de sua autonomia. Foram três viagens no sentido Medellín-Santa Cruz de La Sierra e um entre Cochabamba-Medellín. O levantamento do jornal começa em 31 de janeiro deste ano. Em 83% dos casos, os voos duraram menos que duas horas e meia.


Vaias?

O presidente Michel Temer ainda hesita em aparecer no velório dos atletas da Chapecoense, marcado para amanhã na Arena Condá. A informação é de que o peemedebista teme as vaias e pretende encontrar parentes das vítimas no aeroporto. Os corpos começaram a ser trazidos por aviões da FAB nesta tarde.


“Tenha vergonha e venha”

Em entrevistas aos jornalistas, Osmar Machado, pai do zagueiro Filipe Machado, cricitou a postura do presidente. “Ele é o presidente do Brasil e só. Não preciso do cumprimento dele no aeroporto. Se ele tem dignidade e vergonha na cara, que venha cumprimentar as pessoas que estão com problemas, não nós irmos até ele, como se a importância fosse ele estar no aeroporto. Para nós isso não representa nada”, disse em entrevista à ESPN. “Tenho certeza que [se Temer for ao velório] o povo não vai vaiá-lo. Vai admirá-lo”.


Reclamou

Em sua agenda desta sexta, Temer se irritou ao ser questionado por jornalistas sobre sua opinião a respeito das modificações nas 10 Medidas contra a Corrupção feitas pela Câmara dos Deputados. “Estou falando de zika, por favor”, disse após pronunciamento no Dia Nacional de Combate ao Mosquito, retirando-se em seguida e pulando o momento destinado à coletiva. O presidente tem evitado se envolver na polêmica para não agravar a crise entre Judiciário e Legislativo.


Delação do fim do mundo

A esperada delação premiada de executivos da Odebrecht começa a tomar seu caminho. Nesta sexta-feira, os funcionários da empreiteira envolvidos na colaboração foram convocados à Brasília para assinar os últimos acordos com o Ministério Público Federal. São 77 delações, incluindo do ex-presidente do Grupo Marcelo Odebrecht. Na semana que vem, devem começar os depoimentos à força-tarefa da Operação Lava-Jato.


Prefeita presa

A prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera (PSD), foi presa nesta sexta-feira, na segunda fase da Operação Sevandija. Segundo a Polícia Federal, cerca de 45 milhões de reais foram desviados do Tesouro Municipal em uma fraude ao quitar honorários de advogados pela Prefeitura. O dinheiro teria sido dividido entre a prefeita e ex-advogados e integrantes do Sindicato dos Servidores Municipais. “Os honorários eram indevidos. Atas e documentos foram falsificados para que houvesse o pagamento”, disse o promotor do Gaeco Marcelo Zanin Bombardi.


Aumento dos idosos

Dados do IBGE divulgados nesta sexta-feira mostram que a população de idosos do país chegou a 14,3% em 2015. Em 10 anos, o aumento foi de 46%. A expectativa de vida subiu de 72 para 75,4 anos no período. “Dado o processo de envelhecimento populacional que vem sendo experimentado no país, é importante destacar os desafios que surgem neste cenário, que estão relacionados principalmente com a Previdência Social, a saúde, a assistência social, o cuidado e a integração dos idosos”, diz relatório do instituto.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP