Brasil

Autoridades espanholas capacitam policiais no Rio

Com enfoque no controle de multidões, as aulas irão mostrar como a polícia espanhola trabalha, abordando práticas operacionais e outras táticas


	Polícia Militar do Rio de Janeiro: o curso começou ontem (11) e vai até a próxima sexta-feira (15).
 (Tânia Rêgo/ABr AgenciaBrasil030313TR TNG5661 Rio de Janeiro - Policiais militares, civis e fuzileiros navais ocupam desde as 5h deste domingo o Complexo do Caju, na zona portuária do Rio)

Polícia Militar do Rio de Janeiro: o curso começou ontem (11) e vai até a próxima sexta-feira (15). (Tânia Rêgo/ABr AgenciaBrasil030313TR TNG5661 Rio de Janeiro - Policiais militares, civis e fuzileiros navais ocupam desde as 5h deste domingo o Complexo do Caju, na zona portuária do Rio)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de março de 2013 às 12h27.

Rio de Janeiro - Quarenta policiais civis e militares do Rio estão sendo treinados por especialistas espanhóis, dentro do programa de cursos que pretende capacitar agentes brasileiros para a segurança dos grandes eventos que o país vai realizar nos próximos anos.

Com enfoque no controle de multidões, as aulas irão mostrar como a polícia espanhola trabalha, abordando práticas operacionais, além de palestras relacionadas à situações como gestão de ordem pública, coordenação de espetáculos esportivos, planejamento de grandes eventos e técnicas de ação em situações de confronto. O curso começou ontem (11) e vai até a próxima sexta-feira (15).

Para o comandante da Unidade de Controle de Multidões do Batalhão de Choque (BPChoque) da Polícia Militar, capitão Gilberto Martins Ribeiro, é muito importante contar com a participação de um país que já possui experiência em segurança de grandes eventos.

"A Espanha é um país acostumado a grandes eventos, tanto recentemente como no passado. Para nós é de vital importância poder contar com essa experiência em logística, inteligência e infraestrutura para realizar um trabalho que visa a segurança da população e a ordem pública", destacou Martins.

Esse curso é o segundo de uma série de encontros realizados pelas secretarias de Segurança e da Casa Civil, em parceria com a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para Desenvolvimento (Aecid). O primeiro, voltado para o combate ao terrorismo, foi realizado em janeiro. Ao longo do semestre, também será organizado um terceiro curso focado no combate a ameaças externas.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasEspanhaEuropaMetrópoles globaisPiigsPolícia MilitarRio de Janeiro

Mais de Brasil

Governo e Senado pedem ao STF prorrogação de prazo de acordo sobre desoneração da folha

Lula diz que proposta de segurança do governo será elaborada com 27 governadores

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro com 50 voos diários, diz ministro

Governo Lula é ruim ou péssimo para 44,2% e bom ou ótimo para 37,7%, aponta pesquisa Futura

Mais na Exame