Brasil

Augustin: 2011 é ano de contenção fiscal

Secretário diz que não há espaço fiscal para aumento dos salários do Judiciário

Arno Augustin, secretário do Tesouro, afirma que sociedade e Governo entendem a necessidade de contenção (Wilson Dias/AGÊNCIA BRASIL)

Arno Augustin, secretário do Tesouro, afirma que sociedade e Governo entendem a necessidade de contenção (Wilson Dias/AGÊNCIA BRASIL)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de dezembro de 2010 às 16h17.

O secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, disse que 2011 é um ano de contenção fiscal. Segundo ele, há entendimento sobre isso por parte da sociedade e dos Poderes. Para o secretário, não há espaço fiscal para aumento dos salários do Judiciário.

Augustin ressaltou que 2011 é um ano de "tranquilidade e comedimento" na área de pessoal. Ele disse que, faltando pouco para o fim do ano, é possível afirmar com clareza que as despesas de pessoal em 2010 serão menores que o crescimento nominal do PIB. Até novembro, as despesas de pessoal apresentam uma queda de 4,8% com relação ao crescimento nominal do PIB. 

Para Augustin, esse indicador econômico é importante porque é o contrário das críticas recebidas pelo governo quando promoveu "uma escalada" nos reajustes das carreiras dos servidores públicos de que o crescimento dos gastos com pessoal seria explosivo. Ele destacou que esse crescimento é sustentável e disse: "Não houve explosão de pessoal como muitos temiam".

Acompanhe tudo sobre:Política fiscalGovernoOrçamento federal

Mais de Brasil

STF valida aumento de pena por crimes contra a honra de agentes públicos

Como funciona a correção da redação do Enem? Debates nas redes acendem alerta para mudança de regras

Kassab filia seis dos oito deputados estaduais do PSDB em São Paulo

Deputado apresenta projeto para proibir redes sociais a menores de 16 anos