Exame Logo

As musas candidatas às prefeituras no Brasil e o que defendem

Do norte ao sul do país, conheça as candidatas mais bonitas e as bandeiras de suas campanhas para prefeituras das capitais

Angela Albino - Florianópolis (SC) (Divulgação)
DR

Da Redação

Publicado em 28 de outubro de 2012 às 17h22.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h20.

Angela Albino, do PC do B, é candidata à Prefeitura de Florianópolis. A catarinense tem um passado político de envolvimento com sindicatos e foi vereadora da cidade. A candidata é socialista e defende bandeiras de esquerda. Muito ligada a propostas contra homofobia, quando era deputada estadual foi responsável pela proposta que institucionalizou o Dia contra Homofobia em Santa Catarina. Defensora da cultura e dos esportes, Angela propõe que o repasse do Estado para esses setores aumente em 50%. A candidata ainda se coloca fortemente a favor da defesa dos direitos das mulheres e talvez a maior bandeira de sua campanha seja justamente a criação de uma defensoria pública para mulheres no estado de Santa Catarina.
  • 2. Isaura Lemos - Goiânia (GO)

    2 /6(Divulgação)

  • Veja também

    Isaura Lemos, do PC do B, é deputada estadual de Goiânia e uma das candidatas à Prefeitura da cidade. Já em seu primeiro discurso como candidata do PC do B, Isaura ressaltou aquela que julga a principal questão da cidade: “O quadro geral de colapso da saúde pública”. Para a candidata, que participou de organizações revolucionárias durante a ditadura militar, a educação também é fundamental. Isaura defende a criação de novos Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil) e escolas de tempo integral para os jovens. A candidata comunista é conhecida em Goiás por fundar o Movimento de Luta pela Casa Própria, junto com o marido, o ex-vereador Euler Ivo.
  • 3. Manuela D´Ávila - Porto Alegre (RS)

    3 /6(Divulgação/Facebook)

  • Manuela D’Ávila já entrou na história do Rio Grande do Sul: em 2004, foi eleita vereadora de Porto Alegre, a vencedora mais jovem do município (ela tinha apenas 23 anos). Dois anos depois, a jovem foi eleita deputada federal pelo estado do RS e quebrou recordes de votação no estado. Agora, ela se candidata pela segunda vez à prefeitura de Porto Alegre (a primeira foi em 2008, mas ela não chegou nem ao segundo turno). Dentre as lutas mais ligadas a ela, está a defesa pelo direito dos estudantes (Manuela foi vice-presidente sul da UNE). Ela lutou tanto pelo direito à meia entrada em eventos culturais e esportivos quando pela regulamentação do estágio. Como candidata à prefeita, defende a importância das obras de infraestrutura que iniciaram por conta da Copa do Mundo.
  • 4. Mariana Carvalho - Porto Velho (RO)

    4 /6(Divulgação)

    A candidata Mariana Carvalho, do PSDB, tem na sua campanha a promessa de que vai investir especialmente no saneamento básico para a cidade de Porto Velho. Questões de infraestrutura também não ficaram fora do palanque de Mariana, que quer construir centros de lazer, esporte e cultura para a população. Em seu trabalho como vereadora, ela ajudou a aprovar leis de apoio à criança e ao adolescente.
  • 5. Soninha Francine - São Paulo (SP)

    5 /6(Divulgação/Facebook)

    Ex-apresentadora do canal MTV, Soninha Francine é a candidata do PPS à Prefeitura de São Paulo. A paulistana já atuou como vereadora e subprefeita. Suas principais bandeiras são a defesa do direito dos gays e dos jovens, além do incentivo ao esporte. Soninha também já entrou em polêmicas ao se dizer contra a criminalização da maconha - e se declarar usuária da droga. A candidata também é muito ligada às questões de transporte público e cicloativismo.
  • 6. Agora, veja como os candidatos de SP começaram a trabalhar

    6 /6(Lailson Santos/Veja)

  • Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEleições 2012Política no BrasilPrefeituras

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Brasil

    Mais na Exame