Angela Albino, do PC do B, é candidata à Prefeitura de Florianópolis. A catarinense tem um passado político de envolvimento com sindicatos e foi vereadora da cidade. A candidata é socialista e defende bandeiras de esquerda. Muito ligada a propostas contra homofobia, quando era deputada estadual foi responsável pela proposta que institucionalizou o Dia contra Homofobia em Santa Catarina. Defensora da cultura e dos esportes, Angela propõe que o repasse do Estado para esses setores aumente em 50%. A candidata ainda se coloca fortemente a favor da defesa dos direitos das mulheres e talvez a maior bandeira de sua campanha seja justamente a criação de uma defensoria pública para mulheres no estado de Santa Catarina.
Isaura Lemos, do PC do B, é deputada estadual de Goiânia e uma das candidatas à Prefeitura da cidade. Já em seu primeiro discurso como candidata do PC do B, Isaura ressaltou aquela que julga a principal questão da cidade: “O quadro geral de colapso da saúde pública”. Para a candidata, que participou de organizações revolucionárias durante a ditadura militar, a educação também é fundamental. Isaura defende a criação de novos Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil) e escolas de tempo integral para os jovens. A candidata comunista é conhecida em Goiás por fundar o Movimento de Luta pela Casa Própria, junto com o marido, o ex-vereador Euler Ivo.
3. Manuela D´Ávila - Porto Alegre (RS)zoom_out_map
3/6(Divulgação/Facebook)
Manuela D’Ávila já entrou na história do Rio Grande do Sul: em 2004, foi eleita vereadora de Porto Alegre, a vencedora mais jovem do município (ela tinha apenas 23 anos). Dois anos depois, a jovem foi eleita deputada federal pelo estado do RS e quebrou recordes de votação no estado. Agora, ela se candidata pela segunda vez à prefeitura de Porto Alegre (a primeira foi em 2008, mas ela não chegou nem ao segundo turno). Dentre as lutas mais ligadas a ela, está a defesa pelo direito dos estudantes (Manuela foi vice-presidente sul da UNE). Ela lutou tanto pelo direito à meia entrada em eventos culturais e esportivos quando pela regulamentação do estágio. Como candidata à prefeita, defende a importância das obras de infraestrutura que iniciaram por conta da Copa do Mundo.
4. Mariana Carvalho - Porto Velho (RO)zoom_out_map
4/6(Divulgação)
A candidata Mariana Carvalho, do PSDB, tem na sua campanha a promessa de que vai investir especialmente no saneamento básico para a cidade de Porto Velho. Questões de infraestrutura também não ficaram fora do palanque de Mariana, que quer construir centros de lazer, esporte e cultura para a população. Em seu trabalho como vereadora, ela ajudou a aprovar leis de apoio à criança e ao adolescente.
Ex-apresentadora do canal MTV, Soninha Francine é a candidata do PPS à Prefeitura de São Paulo. A paulistana já atuou como vereadora e subprefeita. Suas principais bandeiras são a defesa do direito dos gays e dos jovens, além do incentivo ao esporte. Soninha também já entrou em polêmicas ao se dizer contra a criminalização da maconha - e se declarar usuária da droga. A candidata também é muito ligada às questões de transporte público e cicloativismo.
6. Agora, veja como os candidatos de SP começaram a trabalharzoom_out_map
Segundo o ministro da Fazenda, o presidente da República já definiu medidas, textos estão prontos e serão apresentados após reuniões com presidentes do Senado e da Câmara
Em encontro do Cosud, chefes estaduais assinaram carta com críticas ao texto apresentado pelo governo federal; anteriormente, Romeu Zema (Minas Gerais) e Jorginho Mello (Santa Catarina) recusaram convite para reunião sobre o tema