Exame Logo

Arrecadação do IPVA e ICMS cresceu em 2020, mesmo com pandemia

A pandemia do coronavírus afetou a capacidade de arrecadação do governo federal, mas estados e municípios recolheram 2,1% mais em impostos no ano passado

Arrecadação dos estados e municípios aumentou em 2020, mesmo com os efeitos negativos da pandemia do coronavírus (Carla Carniel/Reuters)
BA

Bianca Alvarenga

Publicado em 25 de janeiro de 2021 às 16h23.

Última atualização em 25 de janeiro de 2021 às 16h23.

O secretário especial da Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, destacou a recuperação da arrecadação de estados e municípios em 2020, passada a fase mais intensa da pandemia do novo coronavírus.

Segundo ele, enquanto a arrecadação da União no ano passado recuou 3,75% ante 2019, em termos nominais, a arrecadação dos estados, na mesma comparação, avançou 2,14%, considerando os resultados de 70% dos Estados. "A arrecadação de estados e municípios apresentou forte recuperação", disse Waldery nesta segunda-feira, 25.

Veja também

A pandemia está mexendo com a economia e os negócios em todo o mundo. Venha aprender o que realmente importa na EXAME Research

Waldery afirmou ainda que a recuperação da arrecadação está "bastante sólida" e que o "fundo do poço" para o recolhimento de tributos da União ocorreu em maio do ano passado. "Já o fundo do poço para arrecadação de Estados e municípios foi em junho", disse.

Os dados da Receita Federal mostraram que a arrecadação da União em termos nominais, cedeu 3,75% em 2020, como citado por Waldery. No entanto, a arrecadação em termos reais (ajustada pela inflação) cedeu 6,91% no ano passado.

Acompanhe tudo sobre:Carga tributáriaCoronavírusEstados brasileirosImpostosPandemiareceita-federal

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame