Brasil

Árbitros podem protestar no Brasileirão contra veto de Dilma

Os árbitros que vão apitar os 7 jogos de hoje do Campeonato Brasileiro planejam fazer um protesto contra veto de Dilma a artigo sobre repasse à categoria


	Árbitro mostra cartão vermelho
 (Getty Images)

Árbitro mostra cartão vermelho (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de agosto de 2015 às 19h39.

São Paulo - Os árbitros dos jogos de hoje da série A do Campeonato Brasileiro podem protestar contra o veto da presidente Dilma Rousseff a repasses financeiros para a categoria.

A forma de protesto ainda é discutida pela entidade, mas ele pode ocorrer antes ou mesmo durante os jogos, que começam às 19h30.

Dilma vetou um item da Lei 13.155, originada da Medida Provisória 671, a MP do Futebol, que estabelecia o repasse de 0,5% dos recursos obtidos com os direitos de transmissão dos jogos à Anaf, a Associação Nacional dos Árbitros de Futebol.

Esse repasse é feito, por exemplo, aos sindicatos dos jogadores, que recebem 5% dos valores.

O presidente da Anaf, Marco Antônio Martins, disse ao Estadão Conteúdo que cerca de 9 milhões de reais seriam recebidos pela associação, de um montante de 1,6 bilhão de reais obtidos com direitos de transmissão.

O deputado federal Evandro Roman (PSD-PR), autor do item vetado, afirmou à reportagem que aguardará a matéria voltar para a análise da Câmara dos Deputados para derrubar o veto de Dilma.

De acordo com o governo, a medida foi vetada por não detalhar os critérios para a utilização e controle do repasse.

As partidas que podem ter o protesto são: Flamengo x Atlético-PR e Coritiba x Palmeiras, às 19h30; Goiás x Chapecoense e Santos x Vasco, às 21h; e Corinthians x Sport, Internacional x Fluminense e Figueirense x São Paulo, às 22h.

Acompanhe tudo sobre:Governo DilmaEsportesFutebolBrasileirão

Mais de Brasil

Bolsonaro dá entrada em hospital para realizar exames após queda

PT aciona Justiça contra políticos que ligaram partido ao narcotráfico

Anvisa proíbe lote de fórmula infantil da Nestlé por contaminação

Como tirar o primeiro título de eleitor? Confira o passo a passo