Brasil

Após exames, Tarcísio terá de passar por cirurgia na Inglaterra

Governador de SP precisou interromper os compromissos na segunda-feira após passar mal

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, durante entrevista. (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, durante entrevista. (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 28 de março de 2023 às 10h01.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), será submetido a uma cirurgia para retirada de um cálculo renal na tarde desta terça-feira, em Londres, Inglaterra. Ele está em agenda externa e precisou interromper os compromissos na segunda-feira após passar mal.

No mesmo dia, Tarcísio foi medicado e passou a noite no hospital para a realização de exames. A comitiva paulista deve bater o martelo nesta terça-feira se deve retornar ao Brasil ou seguir viagem.

A preocupação da equipe é que o governador sofra uma nova crise durante um voo extenso de volta ao país, onde não seja possível tratá-lo adequadamente. A viagem entre São Paulo e o Reino Unido dura mais de 10 horas.

O que é uma crise renal?

A crise renal é causada pela presença de pedras nos rins. Segundo informações da Rede D'Or São Luiz, o problema ocorre quando pequenos cristais se aglomeram e formam pedrinhas, que ficam alojadas nos rins e em outras partes do sistema urinário.

Os rins têm como função equilibrar o volume de água no organismo e filtrar algumas das impurezas que circulam na corrente sanguínea, produzindo a urina. Esses cristais que formam as pedras podem ser resultantes do próprio processo de filtragem do sangue que possui um excesso de certas substâncias, como o cálcio e o ácido úrico.

Quem é o substituto de Tarcísio em Londres?

O secretário de Negócios Internacionais, Lucas Ferraz, vai representar o governador nos encontros previstos para esta terça-feira em Londres e para a quarta-feira em Madrid, na Espanha. Ferraz participou de um almoço na segunda-feira com representantes do setor financeiro na embaixada brasileira e, no mesmo dia, de um debate na sede da Bloomberg com bancos, fundos de investimentos e empresas.

Londres foi a primeira parada de Tarcísio na missão pela Europa que começou nesta segunda. O objetivo da viagem, segundo o governo, é apresentar o portfólio de investimentos em concessões, parcerias público-privadas e privatizações do estado para fundos de investimentos, CEOs e empresários.

Acompanhe tudo sobre:Tarcísio Gomes de FreitasInglaterraGovernadores

Mais de Brasil

“Estado tem o sentimento de uma dor que se prolonga”, diz governador do RS após queda de avião

Gramado suspende desfile de "Natal Luz" após acidente aéreo

Lula se solidariza com familiares de vítimas de acidente aéreo em Gramado

Quem foi Luiz Galeazzi, empresário morto em queda de avião em Gramado