Brasil

Após críticas, COI comemora sucesso do controle antidoping no Rio

O Comitê Olímpico Internacional tentou colocar panos frios no tom duro das críticas da Agência Mundial Antidoping

Doping: para a entidade, o relatório publicado nesta quinta-feira mostra que o programa antidoping dos Jogos do Rio foi "um sucesso" (Fabrice Coffrini/AFP)

Doping: para a entidade, o relatório publicado nesta quinta-feira mostra que o programa antidoping dos Jogos do Rio foi "um sucesso" (Fabrice Coffrini/AFP)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 27 de outubro de 2016 às 20h36.

Última atualização em 27 de outubro de 2016 às 20h37.

Zurique - O Comitê Olímpico Internacional (COI) tentou colocar panos frios no tom duro das críticas da Agência Mundial Antidoping (Wada) ao controle de dopagem dos Jogos Olímpicos do Rio.

Para a entidade, o relatório de observadores independentes da Wada publicado nesta quinta-feira mostra que o programa antidoping dos Jogos do Rio foi "um sucesso".

"O relatório nos mostra que os Jogos Olímpicos foram um sucesso com relação ao programa antidoping. A integridade do programa foi garantida apesar dos desafios que o Comitê Organizador teve que superar. Eu gostaria de agradecer todos os especialistas, staff e voluntários envolvidos", disse Richard Budgett, diretor médico e científico do COI.

Ainda que o relatório tenha recomendado ao COI tomar cuidado para tornar ao padrão de qualidade dos Jogos anteriores ao do Rio, o comitê internacional fez questão de frisar que o programa antidoping foi melhorado em diversas áreas, principalmente no período que antecedeu à competição.

Em seu comunicado, o COI faz um "porém" e lembra que o controle de doping no Rio-2016 teve que superar desafios, como falta de recursos e de voluntários e funcionários treinados.

Acompanhe tudo sobre:Olimpíada 2016Rio de JaneiroDopingCOI

Mais de Brasil

Camilo Santana deixará governo em abril para apoiar reeleição de Elmano no Ceará

CPI do INSS adia depoimento de Vorcaro para depois do carnaval

Câmara aprova pacote de reajustes e criação de cargos com impacto de R$ 4,3 bi

Senado aprova MP que cria o programa Gás do Povo; texto vai para sanção de Lula