Apagão em São Paulo chega a 60 horas com 413 mil imóveis ainda sem energia
Segundo a Enel, pelo menos 4,2 milhões de pessoas ficaram sem energia na capital paulista e em 23 municípios da região metropolitana
Redação Exame
Publicado em 6 de novembro de 2023 às 07h14.
Última atualização em 6 de novembro de 2023 às 08h16.
Ao todo 413 mil residências continuam sem luz desdeo temporal que atingiu São Paulo na última sexta-feira, 3. A informação foi emitida pelas empresas que administram o abastecimento elétrico na noite deste domingo.
Até o momento, cerca de 1,6 milhão de clientes tiveram o serviço normalizado, de um total de cerca 2,1 milhões afetados na última sexta-feira. O apagão completou 60 horas.
- Aneel convoca distribuidoras de energia de SP para reunião nesta segunda-feira
- Temporal derrubou 346 árvores só nos parques de SP; Veja os mais afetados
- Chuva em SP: como pedir indenizações por prejuízos causados pela falta de luz
- Chuva em SP: 1,1 milhão de pessoas estão sem energia elétrica, diz Enel
- Temporal em São Paulo: moradores permanecem sem energia há mais de 15 horas
- Enel não tem previsão de restabelecimento de energia em São Paulo
A Enel Distribuição São Paulo informa que restabeleceu a energia para mais de 76% dos clientes. A estimativa é que na próxima terça-feira, 7, toda a rede esteja recomposta.
Sete mortes confirmadas
Uma nova morte foi confirmada em decorrência do temporal que atingiu São Paulo na última sexta-feira, 3. Com isso, chega a sete o número de vítimas. O caso ocorreu em Ilhabela com o naufrágio de uma embarcação. Um dos tripulantes morreu. Outros dois foram socorridos e encaminhados ao serviço de saúde, segundo informações da Defesa Civil estadual.
Outras quatro pessoas morreram por causa da queda de árvores, sendo uma em Osasco, uma em Suzano, municípios da Grande São Paulo; e duas na zona leste da capital paulista. Também houve óbito em Limeira, por desabamento de um muro, e em Santo André, devido à queda da parede de um prédio.
Aneel convoca distribuidoras de energia de SP para reunião nesta segunda-feira
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) convocou distribuidoras de energia que atuam no Estado de São Paulo para uma reunião nesta segunda-feira, 6. A intenção é discutir a queda no fornecimento do serviço nos últimos dias devido às fortes tempestades na sexta-feira, 3. A informação foi confirmada ao Estadão pelo diretor-geral da agência reguladora, Sandoval Feitosa.
A reunião será durante a tarde e deve contar com a participação do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes. Devem participar também representantes da Enel SP, CPFL, Elektro, Energia Sul-Sudeste e EDP, que atuam no Estado.
Como abrir uma reclamação na Aneel e no consumidor.gov.br?
Para abrir uma reclamação na Aneel, os moradores podem utilizar o assistente virtual no site da Agência e preencher um formulário detalhando a queixa. Os consumidores também podem utilizar o aplicativo Aneel Consumidor (disponível para Android e iOS) e os telefones 167 e 0800-727-0167 (com atendimentos de segunda à sábado, das 6h20 à meia noite).
Já para utilizar o consumidor.gov.br, é preciso se cadastrar no Portal Gov.br, e registrar uma reclamação sobre a atuação da empresa de energia. Durante o registro da reclamação, é necessário informar dados pessoais e indicar qual a empresa de energia que se deseja reclamar.