Brasil

Comissão do impeachment decide julgamento de Dilma

Na sessão de hoje, os parlamentares votam o relatório do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), que recomenda o afastamento da petista.

 (Web/Reprodução)

(Web/Reprodução)

Marcelo Ribeiro

Marcelo Ribeiro

Publicado em 4 de agosto de 2016 às 11h12.

Última atualização em 20 de outubro de 2016 às 09h46.

São Paulo – A comissão especial do impeachment aprovou o relatório que recomenda o julgamento da presidente afastada Dilma Rousseff (PT). Foram 14 votos a favor e 15 contra. Veja como foi a votação. 

https://youtube.com/watch?v=CZTsxVVQYFs

04/08/2016 - 12:47

Veja o resumo da sessão

04/08/2016 - 12:42

Lindbergh Farias: vamos lutar até o fim

Lindbergh Farias disse após a sessão que a base de Dilma vai lutar até o fim.

Afirmou que na pronúncia não há como reverter a votação, por ser votação em maioria simples, mas que acredita que no julgamento final a coisa pode mudar.

O senador não respondeu se Dilma vira ao julgamento final, mas crê que seja possível que sim.

04/08/2016 - 12:39

Veja como votou cada um dos senadores

04/08/2016 - 12:29

Resultado: 14 x 5 pelo "sim"

Está aprovado o relatório final do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG).

04/08/2016 - 12:23

Lindbergh Farias: Dilma será inocentada pela história

Lindbergh Farias (PT-RJ) diz que tem certeza que a presidente afastada Dilma Rousseff será inocentada pela história, por ser vítima de um "golpe orquestrado pelas elites".

Ele vê responsabilidade de empresários e da mídia por elevarem a "figura menor" de Michel Temer à presidência.

"Querem passar o trator em conquistas do governo Lula".

04/08/2016 - 11:59

Alvaro Dias: Impeachment reflete vontade do povo

Ao votar a favor do relatório de Anastasia, o senador Alvaro Dias (PV-PR) afirma que o impeachment reflete a vontade do povo brasileiro.

04/08/2016 - 11:46

Gleisi Hoffmann: É um golpe contra milhões de eleitores

Uma das mais atuantes ao longo dos 100 dias da comissão, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) votou contra o relatório de Anastasia. A petista afirmou que há um golpe em curso, "não contra Dilma, Lula ou o PT, mas contra os 54 milhões de eleitores".

04/08/2016 - 11:39

Lúcia Vânia: Precisamos dar uma chance ao Brasil

Após debate mais caloroso entre membros da comissão, a senadora Lúcia Vânia (PSB-GO) demonstra apoio ao relatório de Anastasia. "Vamos combater a inconsequência com a responsabilidade fiscal. Precisamos dar uma chance ao Brasil".

04/08/2016 - 11:28

Embate: Vanessa Grazziotin x Cássio Cunha Lima

Após a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) afirmar que senadores dilmistas só votariam a ata da reunião após a lerem por escrito, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) diz que o pedido de Vanessa é uma tentativa de procrastinação.

04/08/2016 - 11:22

Magno Malta cita Roberta Miranda e arranca risos

Após momento tenso, o senador Magno Malta (PR-ES) afirma que o processo eleitoral que elegeu Dilma Rousseff foi fraudulento. Bem-humorado, Malta diz que dedica a saída de Dilma uma música da cantora Roberta Miranda. Ao cantar "Vá com Deus", arrancou risos dos presentes. 

 

04/08/2016 - 11:16

Fala de petista causa primeira confusão da sessão

Após a senadora Fátima Bezerra ter usado o termo "fraudulento", o presidente da comissão Raimundo Lira solicita que a declaração seja retirada da taquigrafia. Senadores discutem entre si.

04/08/2016 - 11:11

Fátima Bezerra: Voto contra esse relatório fraudulento

Ao indicar que votará contra o relatório de Anastasia, a senadora Fátima Bezerra (PT-RN) classifica o documento como "fraudulento". A petista explica ainda que "quem votar a favor do relatório vai passar para a história como golpista".

04/08/2016 - 11:08

Os próximos passos do impeachment

Esta é a última reunião da comissão especial de impeachment no Senado. Se o parecer for aprovado, a decisão segue para chancela do plenário na próxima terça-feira. Veja o calendário: 

9 de agosto: Segunda votação do impeachment

Em sessão presidida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, os senadores decidem sobre a procedência da denúncia. Nessa etapa, é necessário o voto da maioria simples dos senadores para que o processo continue.

Se for aprovado em Plenário, serão concedidas 48 horas para que acusação e defesa se manifestem. Após esse período, haverá um prazo de dez dias para a marcação da data do julgamento definitivo.

25 ou 26 de agosto: Início do julgamento final de Dilma

Na terceira e última votação, os senadores deliberam sobre a culpa de Dilma Rousseff. Caso dois terços da Casa decida que a presidente é culpada pelos crimes de responsabilidade fiscal, ela é condenada e se torna inelegível por oito anos.

 

 

04/08/2016 - 11:06

Telmário Mota: Está claro que Dilma não cometeu crime

O senador Telmário Mota (PDT-RR) diz que votará contra o relatório de Anastasia. Ele classifica o processo de impeachment como golpe e afirma que está claro que Dilma não cometeu crime de responsabilidade.

04/08/2016 - 11:03

Kátia Abreu: Impeachment é fruto de chantagem de Cunha

A senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) também sinaliza rejeição ao relatório de Anastasia. Além de criticar a política fiscal do governo Temer, a peemedebista diz que o processo de impeachment é fruto de uma chantagem do deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

04/08/2016 - 10:59

Humberto Costa: Governo Temer está fazendo uma farra fiscal

O senador Humberto Costa (PT-PE) é o primeiro a se posicionar contra o relatório de Anastasia. O petista classifica o processo como "golpe". Ao criticar o programa do presidente em exercício Michel Temer (PMDB), ele afirma que o governo interino está fazendo uma farra fiscal.

04/08/2016 - 10:53

Simone Tebet: É preciso virar a página

A senadora Simone Tebet (PMDB-MS) afirma que votará a favor do parecer e critica política fiscal do governo Dilma. A peemedebista diz que votará a favor do relatório, porque é preciso virar a página.

04/08/2016 - 10:49

Ronaldo Caiado: Processo de impeachment deve terminar rápido

O senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) demonstra apoio ao relatório de Anastasia e defende que o processo de impeachment de Dilma seja concluído logo.

04/08/2016 - 10:45

Ana Amélia: Dilma fez o diabo para se reeleger

A senadora Ana Amélia (PP-RS) sinaliza que votará pela continuidade do processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff. Em sua fala, a parlamentar diz que a petista levou o país à crise ao fazer o diabo para se reeleger.

04/08/2016 - 10:41

Cássio Cunha Lima: O Brasil não aguenta mais essa agonia

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) também indica que votará a favor do relatório. Ele afirma que Dilma cometeu crime de responsabilidade e levou o Brasil à crise e à incerteza. De acordo com o tucano, o Brasil não aguenta mais essa agonia. Ao final da fala, ele diz que espera que o processo seja concluído até o final de agosto.

04/08/2016 - 10:39

José Medeiros: Dilma nunca foi uma "gerentona"

Ao sinalizar que votará a favor do relatório de Anastasia, o senador José Medeiros (PSD-MT) reforça que está claro que a presidente afastada desrespeitou a Constituição. Ele ainda afirma que Dilma nunca foi uma "gerentona de perfil técnico".

04/08/2016 - 10:34

Fernando Bezerra Coelho: Voto sim por reconstrução do país

O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) também votará a favor do relatório de Anastasia e afirma que voto representa desejo e esperança de reconstruir o Brasil.

04/08/2016 - 10:31

Veja a íntegra do parecer do impeachment

Em documento de 440 páginas, o senador Antonio Anastasia (PSDB) sugere condução da presidente afastada Dilma Rousseff ao julgamento final no plenário. 

Relator diz que Dilma feriu Constituição; leia parecer final

04/08/2016 - 10:28

Ricardo Ferraço: Uma quadrilha se apropriou da Petrobras

Após elogiar relatório de Anastasia, o senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) afirma que a má condução da política fiscal pela presidente afastada Dilma Rousseff (PT) fez o país mergulhar em uma complexa crise econômica. Ao criticar o PT, o tucano diz que uma quadrilha se apropriou da Petrobras.

04/08/2016 - 10:21

Lira: Após 100 dias, comissão especial concluirá trabalho

Lira diz que os trabalhos da Comissão Especial do Impeachment encerra hoje seus trabalhos, após 100 dias. O presidente da Comissão classifica o momento como histórico.

04/08/2016 - 10:17

Raimundo Lira abre sessão

Na abertura da sessão, o presidente da comissão do impeachment Raimundo Lira (PMDB -PB) explicou que cada membro da comissão terá 5 minutos para encaminhar voto favorável ou contra o relatório do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG). A sessão, que estava prevista para começar às 11h (horário de Brasília), foi antecipada. Nos corredores, rumores indicam que a intenção é concluir a votação antes do jogo de estreia da seleção de futebol na Olímpiada.   

Acompanhe tudo sobre:Blog ao vivoDilma RousseffGoverno DilmaImpeachmentPartidos políticosPersonalidadesPolíticaPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Após jovem baleada, Lewandowski quer acelerar regulamentação sobre uso da força por policiais

Governadores avaliam ir ao STF contra decreto de uso de força policial

Queda de ponte: dois corpos são encontrados no Rio Tocantins após início de buscas subaquáticas

Chuvas intensas atingem Sudeste e Centro-Norte do país nesta quinta; veja previsão do tempo