Anvisa recebe primeiro pedido de registro para autoteste de covid-19
Solicitação é da empresa brasileira Okay Technology Comércio do Brasil Ltda para autoteste importado, que utiliza coleta de swab nasal para obtenção do resultado
Agência Brasil
Publicado em 31 de janeiro de 2022 às 21h13.
Última atualização em 31 de janeiro de 2022 às 21h16.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária ( Anvisa ) recebeu, nestasegunda-feira (31), o primeiro pedido de registro de autoteste para detecção de covid-19 no país. A solicitação foi feita pela empresa brasileira Okay Technology Comércio do Brasil Ltda para autoteste importado, que utiliza coleta de swab nasal para a obtenção do resultado.
Entenda
Aresolução que autoriza o uso e a comercialização de autotestes para detecção de covid-19 foi publicada na últimasexta-feira (28) e regulamentou requisitos e procedimentos para a solicitação de registro e distribuição do produto.
A Anvisa informou que tem dado prioridade à análise de solicitações envolvendo esse tipo de registro, para que sejam aprovadas no menor tempo possível.
Além de aspectos como eficácia e segurança, os autotestes serão avaliados, por exemplo, quanto à regularidade da documentação técnica, à acessibilidade das instruções de uso, à armazenagem e ao descarte do produto para o usuário leigo, de forma a viabilizar a utilização de forma adequada.