Exame Logo

Anunciado financiamento para construção de estádio de Pernambuco para Copa 2014

As obras serão de responsabilidade do consórcio Cidade da Copa, integrado por empresas do grupo Odebrecht

Estádio terá capacidade para 46 mil pessoas e deve ser construído em até 30 meses (Divulgação)
DR

Da Redação

Publicado em 27 de janeiro de 2011 às 21h25.

Rio de Janeiro - O governo de Pernambuco vai receber R$ 400 milhões para construir o estádio Arena Pernambuco, no município de São Lourenço da Mata, região metropolitana de Recife. O estádio será um dos locais dos jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2014 e terá capacidade para 46 mil espectadores.

Anunciado hoje (27) pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES), o financiamento corresponde a 75% do investimento total. Os recursos fazem parte do programa BNDES ProCopa Arenas.

Veja também

O prazo de construção está previsto para 30 meses. As obras serão de responsabilidade do consórcio Cidade da Copa, integrado por empresas do grupo Odebrecht. O projeto é uma parceria público-privada (PPP) na modalidade concessão administrativa. O consórcio vai responder pela operação e manutenção da arena nos próximos 33 anos.

A estimativa é de que a obra vá gerar 1,5 mil empregos diretos e 7,5 mil indiretos. Quando estiver em funcionamento, o estádio vai gerar 1,1 mil empregos diretos e 3,3 mil indiretos.

O BNDES ProCopa Arenas foi criado em janeiro do ano passado para apoiar a construção de estádios que receberão jogos da Copa de 2014. Em fase de contratação, estão os projetos do Rio de Janeiro e de Pernambuco. Outros estados também já encaminharam pedidos de financiamento: Amazonas, Bahia, Ceará e Mato Grosso.

Acompanhe tudo sobre:Copa do MundoEmpréstimosEsportesFutebolRegião Nordeste

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame