Brasil

ANP aprova especificações para óleo diesel de uso rodoviário

Resolução fecha o ciclo de mudanças previstas desde 2009 para o óleo diesel, objetivando a redução das emissões de poluentes, beneficiando o meio ambiente


	Diesel S-10: a frota de veículos que circula pelo país só poderá usar dois tipos de óleo diesel, ambos com baixo teor de enxofre: o S-10 e o S-500
 (André Valentim/Petrobras)

Diesel S-10: a frota de veículos que circula pelo país só poderá usar dois tipos de óleo diesel, ambos com baixo teor de enxofre: o S-10 e o S-500 (André Valentim/Petrobras)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de dezembro de 2013 às 13h19.

Rio de Janeiro - A partir do dia 1º de Janeiro, a frota de veículos que circula pelo país só poderá usar dois tipos de óleo diesel, ambos com baixo teor de enxofre: o S-10 (10 partículas por milhão – ppm) e o S-500 (500 ppm), para a frota de caminhões, ônibus e demais veículos abastecidos a diesel.

A resolução foi aprovada ontem (18) pela diretoria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Ela fecha o ciclo de mudanças previstas desde 2009 para o óleo diesel, objetivando a redução das emissões de poluentes, beneficiando o meio ambiente.

O texto aprovado pela ANP suprime as referências ao diesel S-50 (fora do mercado) e ao diesel S-1800, que deixam de ser comercializados no mercado brasileiro em 1º de janeiro de 2014.

A resolução também estabelece prazos e regras para a transição entre a comercialização do S-1800 e a do S-500. Os distribuidores e revendedores varejistas de municípios em que ocorrerão essas migrações terão, segundo a agência reguladora, prazo de 60 e 90 dias, respectivamente, para escoar seus estoques de diesel S-1800 adquiridos até 31 de dezembro deste ano.

A introdução do diesel com menor teor de enxofre no mercado brasileiro está sendo feita pela ANP gradualmente. Em 2006, o S-500 passou a ser comercializado em 237 municípios das regiões metropolitanas de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Belo Horizonte, Porto Alegre, do Recife, de Fortaleza, Salvador, Curitiba, Belém, Aracaju e Vitória, além das cidades da Baixada Santista (SP), do Vale do Aço (MG) e São José dos Campos (SP).

A partir de 1º de janeiro de 2014, o óleo diesel S-500 será comercializado em todo território nacional, com exceção das cidades do Recife, de Fortaleza e Belém e suas regiões metropolitanas, nas quais a obrigatoriedade de comercialização é exclusiva do óleo diesel de baixo teor de enxofre, S-10.

Segundo a ANP, diferentemente do óleo diesel S-500, o S-10 está disponível apenas nos postos de revenda listados na página da ANP na internet. Atualmente, são 4.173 obrigatórios e 8.244 voluntários, totalizando cerca de 12.400 postos de revenda em todo o país.

Já os veículos movidos a diesel fabricados a partir de 1º de janeiro de 2012 que tenham a tecnologia SCR (selective catalytic reduction) já são obrigados a usar o óleo diesel S-10. A lista dos municípios onde deve ser comercializado o diesel S-10 ainda será divulgada na página da agência na internet.

Acompanhe tudo sobre:PoluiçãoCarrosAutoindústriaVeículosMeio ambienteTransportesCaminhõesTransporte públicoCombustíveisÔnibusANP

Mais de Brasil

“Rio atmosférico” pode provocar até 200 mm de chuva no RS nesta semana

Governo do Rio envia ao STF plano para retomar controle de áreas dominadas pelo crime

Moraes concede prisão domiciliar para general Augusto Heleno

Justiça condena Washington Reis por fraude imobiliária em Duque de Caxias