Anfavea eleva previsão da produção de veículos
Entidade espera crescimento de 13,1% na produção comparado à de 2009; projeção anterior era de 6,5%
Da Redação
Publicado em 7 de outubro de 2010 às 16h10.
São Paulo - A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) revisou para cima a previsão da produção de veículos em 2010. Em julho, a expectativa era de 3,4 milhões de veículos produzidos, um crescimento de 6,5% em comparação ao produzido em 2009. Em setembro, a projeção chegou aos 3,6 milhões de unidades (13,1% a mais do que o produzido no ano passado).
Esta revisão se deve principalmente ao aumento da previsão de exportação de veículos montados e peças. No sétimo mês do ano, a projeção era de crescimento de 31% nas exportações na comparação com o ano passado (620 mil unidades previstas). Neste mês, a entidade elevou o número para 57,9% (750 mil unidades).
De acordo com o presidente da Anfavea, Cledorvino Belini, este aumento se deve principalmente ao crescimento da demanda por veículos e peças em países como México e África do Sul e parceiros do Mercosul, como a Argentina. Segundo Belini, nos oito primeiros meses do ano, por exemplo, graças a acordos bilaterais entre o Brasil e México e países do Mercosul, foram exportadas 401 mil unidades.
Apesar da revisão, Belini ressaltou que há uma preocupante tendência de crescimento de importações diante das exportações. O principal motivo, de acordo com ele, é que o real deve continuar se valorizando frente ao dólar. Na opinião do presidente da Anfavea, os produtores devem se movimentar para garantir maior competitividade, antes que as intenções de investimentos das montadoras no Brasil diminuam.
Leia mais: Anfavea: real forte afugenta investimentos na indústria
Leia mais notícias sobre Autoindústria
Siga as últimas notícias deEconomia no Twitter