Brasil

Aneel acha pouco provável que Cesp deixe Três Irmãos

Usina será leiloada no dia 28 e a CESP não quer mais operá-la depois disso, mas edital prevê seis meses de operação assistida da CESP com o novo concessionário


	Cabos de alta-tensão da CESP: presidente da Aneel evitou dizer se CESP poderá ser punida se deixar operação da usina, mas não descartou possibilidade
 (Marcos Issa/Bloomberg News)

Cabos de alta-tensão da CESP: presidente da Aneel evitou dizer se CESP poderá ser punida se deixar operação da usina, mas não descartou possibilidade (Marcos Issa/Bloomberg News)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de março de 2014 às 15h43.

Brasília - O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, afirmou nesta terça-feira, 18, que acha "pouco provável" que a CESP abandone a operação da usina hidrelétrica de Três Irmãos.

A usina será leiloada no dia 28 e a CESP não quer mais operá-la depois disso, mas o edital prevê seis meses de operação assistida da CESP com o novo concessionário.

"Um agente que está com a responsabilidade de operar a usina não pode adotar essa postura. Ele não é agente de um empreendimento só", afirmou.

"Não acredito que um agente adote uma postura dessas, de radicalizar, sinceramente. Mas o fato de eu acreditar não significa que eles não vão adotar. E se adotarem, vamos agir ou reagir a isso de acordo com a regra."

Rufino evitou dizer se a CESP poderá ser punida se deixar a operação da usina, mas não descartou essa possibilidade. "Prefiro não falar em tese. Mas certamente, se é uma obrigação, há uma punição associada ao descumprimento de uma obrigação."

Rufino disse ainda que as eclusas e o canal de navegação poderão ser operados pelo novo concessionário da usina, embora essas estruturas não integrem o edital de leilão.

"Hoje há um acordo entre o Estado e a CESP para operar a eclusa. Possivelmente o novo concessionário possa operar a eclusa, mas ela não faz parte do objeto do leilão, porque não é uma atividade ligada à geração de energia elétrica."

Acompanhe tudo sobre:AneelCESPEmpresasEmpresas estataisEnergia elétricaEstatais brasileirasHidrelétricasServiços

Mais de Brasil

Avião de pequeno porte cai, explode na praia e mata 1 pessoa em Ubatuba, litoral de SP

Inmet emite alerta de 'grande perigo' enquanto chuva atinge 18 estados; veja previsão

Após sucesso de ‘Ainda Estou Aqui’, Lula cria Prêmio Eunice Paiva de Defesa da Democracia

Coalizão lança manifesto assinado por mais de 60 entidades contra decisão de Zuckerberg sobre Meta