Brasil

André Moura deve ficar com liderança no Congresso

O peemedebista deve ser deslocado para a liderança do governo no Senado, na vaga que era do novo ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes

O deputado federal André Moura (PSC-SE) (Diogo Xavier/Câmara dos Deputados/Agência Câmara)

O deputado federal André Moura (PSC-SE) (Diogo Xavier/Câmara dos Deputados/Agência Câmara)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 4 de março de 2017 às 11h04.

Brasília -- Deposto da liderança do governo na Câmara, o deputado André Moura (PSC-SE) deve ser indicado para ocupar a liderança do governo no Congresso no lugar do senador Romero Jucá (PMDB-RR). O peemedebista deve ser deslocado para a liderança do governo no Senado, na vaga que era do novo ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP).

Inicialmente, Moura - que foi substituído por Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) - seria contemplado com a Procuradoria da Câmara, mas o governo percebeu que a mudança poderia provocar "danos" na base e viu na possibilidade de elevá-lo a líder no Congresso uma chance de não deixar a insatisfação contaminar o grupo político ligado a Moura. O posto de líder no Congresso geralmente é ocupado por um senador.

O deputado vinha de uma relação desgastada com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que chegou a fazer críticas públicas à condução da base aliada por Moura. Maia conseguiu emplacar Ribeiro no cargo e, com o mesmo movimento, destravou a briga entre PP e PMDB pelo comando da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Com a liderança do governo na Câmara ocupada pelo PP, a presidência da CCJ ficará com Rodrigo Pacheco (PMDB-MG).

Embora não tenha sido o protagonista nas vitórias do governo na Câmara, a avaliação dos aliados do presidente Michel Temer é de que Moura exerceu um papel relevante no período em que liderou os aliados na Casa. Cabia a Moura ligar para os parlamentares cobrando presença em plenário e levar ao governo as demandas dos deputados. As conversas ainda estão acontecendo, e a mudança deve ser confirmada nos próximos dias. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosCongressoGoverno TemerMichel Temer

Mais de Brasil

Dino mantém necessidade de transparência nas emendas pix, mas abre exceção para obras em andamento

Disputa pela prefeitura de Fortaleza tem empate entre 4 candidatos, aponta pesquisa AtlasIntel

Aeroporto de Porto Alegre: vendas serão retomadas nesta sexta-feira

Como saber se tenho direito ao PIS? Veja como consultar online

Mais na Exame