Brasil

Anac muda regra para reajuste de tarifas de aeroportos

Pela nova regra, as tarifas passarão a ser reguladas por critérios técnicos; objetivo é melhorar a eficiência e a qualidade do setor

Anac vai reajustar tarifas de aeroportos a partir de critérios técnicos (Márcia Foletto/Agência O Globo)

Anac vai reajustar tarifas de aeroportos a partir de critérios técnicos (Márcia Foletto/Agência O Globo)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de janeiro de 2011 às 09h39.

Brasília - A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou hoje resolução que trata do modelo de regulação das tarifas de embarque, pouso e permanência nos aeroportos. Pela nova regra, as tarifas, que hoje têm critério único de reajuste, passarão a ser reguladas por critérios técnicos, para melhorar a eficiência do setor e a qualidade do serviço oferecido.

O objetivo é estabelecer metas para que os reajustes de tarifas sejam concedidos de acordo com o desempenho do administrador do aeroporto.

O reajuste anual será efetuado pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE, deflacionado por um Fator-X de produtividade esperada do setor. A nova resolução permite também descontos nessas tarifas, tendo como critério o horário de embarque e temporada, e acréscimo de até 20% em horário de pico, para motivar o melhor uso da infraestrutura do aeroporto ao longo do dia.

Segundo a Anac, a nova regra de reajuste da tarifa condicionada à eficiência passa a valer a partir de 2013 e será revista a cada cinco anos.

Acompanhe tudo sobre:Setor de transporteSaláriosInfraestruturaAviaçãoTransportesAeroportosAviõesAnacTarifasReajustes de preços

Mais de Brasil

Paes e Ceciliano trocam farpas em disputa ao governo do Rio

Moraes suspende parte das regras para operação de motoapps em São Paulo

Fim dos orelhões no Brasil? Número de aparelhos caiu 81% em 5 anos

Os 10 carros mais roubados em São Paulo