Brasil

Anac e Receita iniciam compartilhamento de informações

Medida garantirá maior controle sobre a entrada e saída de aeronaves estrangeiras privadas que realizam voos não remunerados no Brasil

A Anac também terá acesso à base de dados de Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e de Pessoas Jurídicas (CNPJ) (Jonas Oliveira/ Placar)

A Anac também terá acesso à base de dados de Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e de Pessoas Jurídicas (CNPJ) (Jonas Oliveira/ Placar)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de março de 2011 às 20h30.

Brasilia - A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Receita Federal firmaram hoje um acordo que garantirá maior controle sobre a entrada e saída de aeronaves estrangeiras privadas que realizam voos não remunerados no Brasil. Segundo a Anac, uma mudança de procedimento que foi colocada em prática no início deste ano permitiu firmar essa parceria.

Desde o dia 10 de janeiro, o processo de emissão de autorizações de sobrevoo, que até então era realizado manualmente em postos de serviços, passou a ser processado pela internet, sob o controle do Núcleo de Atendimento Técnico-Operacional da Anac, localizado no Rio de Janeiro. Com essa mudança, a Receita ganhou a possibilidade de inserir os dados do termo de entrada e admissão temporária diretamente no próprio sistema da Anac, o que oferecerá um controle mais rígido da permanência das aeronaves estrangeiras no País. As informações serão compartilhadas pela Anac e pela Receita.

A Anac também terá acesso à base de dados de Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o que é importante, por exemplo, quando há necessidade de serem firmados débitos de empresas ou de pessoa física na dívida ativa da União. Já a Receita Federal terá acesso à base de dados das aeronaves cadastradas no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), podendo, assim, cruzar dados dos registros de propriedade e dos operadores de aeronaves.

Acompanhe tudo sobre:Setor de transporteAviaçãoTransportesAeroportosReceita FederalAviõesAnac

Mais de Brasil

Para Lula, Brasil saiu vencedor do tarifaço de Trump

Lula estabelece cota para exibição de filmes nacionais nos cinemas em 2026

Governo estuda tarifa zero no transporte público, diz ministro das Cidades

Bolsonaro é considerado apto e fará cirurgia de hérnia 9h na quinta