Brasil

Amorim autoriza uso de blindados no Complexo da Maré

De acordo com a Marinha, a medida ainda não representa o emprego das Forças Armadas em Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no conjunto de favelas


	Exército no Complexo da Maré: nas próximas semanas, conjunto de 16 favelas será ocupado pelas forças de segurança, para posterior implantação de UPPs
 (Tomaz Silva/Agência Brasil)

Exército no Complexo da Maré: nas próximas semanas, conjunto de 16 favelas será ocupado pelas forças de segurança, para posterior implantação de UPPs (Tomaz Silva/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de março de 2014 às 16h20.

Rio - O ministro da Defesa, Celso Amorim, autorizou, nesta quarta-feira, 26, o emprego de blindados e lanchas da Marinha em apoio às forças policiais do Estado do Rio no Complexo da Maré, zona norte da capital.

Nas próximas semanas, o conjunto de 16 favelas será ocupado pelas forças de segurança, para posterior implantação de Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). A autorização de Amorim, que consta da diretriz ministerial 8/2014, é baseada no pedido feito pelo governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB).

De acordo com a Marinha, a medida ainda não representa o emprego das Forças Armadas em Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no conjunto de favelas.

Para isso, ainda é preciso a publicação de um decreto presidencial. Enquanto isso não ocorre, as Forças Armadas poderão atuar na Maré apenas em missões de levantamento de área e serviços de inteligência, que já estão sendo feitos.

Já as operações de GLO conferem poder de polícia às Forças Armadas, isto é, autorização para patrulha, vistoria e prisões em flagrante.

Na diretriz, o ministro Celso Amorim determina ao comandante da Marinha, almirante Julio Soares de Moura Neto, que "acione veículos blindados de transporte de pessoal e lanchas para apoio logístico à Secretaria de Estado de Segurança do Rio de Janeiro".

Além disso, o almirante Moura Neto designará um oficial para promover a ligação com a Secretaria de Segurança, que mantenha informado o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), general José Carlos De Nardi.

Acompanhe tudo sobre:FavelasMinistério da DefesaPoliciais

Mais de Brasil

Governo cria sistema de emissão de carteira nacional da pessoa com TEA

Governo de SP usará drones para estimar número de morte de peixes após contaminação de rios

8/1: Dobra número de investigados por atos golpistas que pediram refúgio na Argentina, estima PF

PEC que anistia partidos só deve ser votada em agosto no Senado

Mais na Exame