Brasil

Alerj começa a votar proibição de máscaras em protestos

O projeto de lei também prevê a regulamentação dos atos públicos, que deverão ser comunicados com antecedência mínima de 24 horas à autoridade competente

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 18h19.

Rio de Janeiro – A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) iniciou hoje (3) a votação do projeto que proíbe o uso de máscaras em manifestações de rua.

O projeto de lei também prevê a regulamentação dos atos públicos, que deverão ser comunicados com antecedência mínima de 24 horas à autoridade competente, que poderá ser a Guarda Municipal, a Polícia Militar ou a delegacia de Polícia do bairro.

Os autores do projeto são os deputados Domingos Brazão e Paulo Melo, ambos do PMDB.

“O objetivo do projeto não é só reprimir o uso da máscara. É regulamentar as manifestações, que têm sido usadas por um pequeno grupo de pessoas como forma de depredação, como uma forma de agredir pessoas e patrimônio”, explicou Brazão, que classifica os manifestantes ligados ao Black Bloc como "marginais".

Para o deputado Marcelo Freixo, do PSOL, da bancada de oposição, a inicitiva é um erro. "O projeto é um equívoco por natureza. Vai acirrar ainda mais os ânimos nas ruas", disse.

Como a matéria recebeu várias emendas, a votação não terminará na sessão de hoje e o projeto deve voltar a ser debatido nas próximas sessões.

De acordo com o deputado Domingos Brazão, o governador Sérgio Cabral o parabenizou pelo projeto. Brazão é irmão do vereador Chiquinho Brazão, também do PMDB, alvo dos protestos contra a Câmara dos Vereadores por ter sido escolhido presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Ônibus, embora tenha se oposto a ela.

Acompanhe tudo sobre:Assembleias legislativasLegislaçãoProtestosProtestos no Brasil

Mais de Brasil

Quem são as vítimas da queda de avião em Gramado?

“Estado tem o sentimento de uma dor que se prolonga”, diz governador do RS após queda de avião

Gramado suspende desfile de "Natal Luz" após acidente aéreo

Lula se solidariza com familiares de vítimas de acidente aéreo em Gramado