Acompanhe:

Alckmin é nomeado para comandar transição de governo

Medida foi assinada pelo ministro da Casa Civil e publicada no Diário Oficial da União

Modo escuro

Alckmin foi designado para "exercer o Cargo Especial de Transição Governamental", que será "destinado à coordenação da equipe de transição do presidente da República eleito" (Anadolu Agency/Getty Images)

Alckmin foi designado para "exercer o Cargo Especial de Transição Governamental", que será "destinado à coordenação da equipe de transição do presidente da República eleito" (Anadolu Agency/Getty Images)

A
Agência O Globo

Publicado em 4 de novembro de 2022, 08h57.

Última atualização em 4 de novembro de 2022, 11h14.

O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) foi nomeado oficialmente nesta sexta-feira coordenador da equipe de transição de governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A nomeação foi assinada pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, e foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Alckmin foi designado para "exercer o Cargo Especial de Transição Governamental", que será "destinado à coordenação da equipe de transição do presidente da República eleito". Ele comandará uma equipe de até 50 pessoas, que ainda não foram nomeadas.

LEIA TAMBÉM: Lula e Alckmin serão diplomados até 19 de dezembro

A equipe de transição terá, até o fim do ano, reuniões com membros do governo atual para preparar a mudança de governo. Do lado do Executivo, o processo será coordenado por Ciro Nogueira.

Na quinta-feira, Nogueira recebeu Alckmin no Palácio do Planalto para iniciar os trabalhos. O vice-presidente também estava acompanhado da presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), e do ex-ministro Aloizio Mercadante.

Ao fim da reunião, Alckmin encontrou o presidente Jair Bolsonaro. De acordo com o vice-presidente eleito, Bolsonaro reforçou a "disposição do governo federal de prestar todas as informações".

Lula sobre nomeação: 'trabalhando na transição para um futuro melhor'

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), publicou na manhã desta sexta-feira, 4, em postagem no Twitter, uma reprodução da nomeação, no Diário Oficial da União (DOU), do seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), como coordenador da equipe de transição do governo.

"Bom dia. Vamos trabalhando na transição para um futuro melhor para todos", escreveu o presidente eleito. A nomeação de Alckmin foi formalizada nesta sexta-feira no DOU pelo o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira. Ele assume o Cargo Especial de Transição Governamental (CETG), nível VII, conforme portaria publicada.

LEIA TAMBÉM: