Brasil

AIE prevê demanda por combustível 4,1% maior no Brasil

Perspectiva é a de que o consumo cresça para 2,822 milhões de barris de petróleo por dia em 2011

Brasil deve consumir mais combustível em 2011, segundo a AIE (LIA LUBAMBO/EXAME)

Brasil deve consumir mais combustível em 2011, segundo a AIE (LIA LUBAMBO/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de janeiro de 2011 às 09h27.

São Paulo - O crescimento da demanda por combustíveis deve desacelerar este ano no Brasil, avalia a Agência Internacional de Energia (AIE), em relatório divulgado hoje. Após avançar 5,6% em 2010 ante o ano anterior, a perspectiva é a de que o consumo cresça 4,1% em 2011, para 2,822 milhões de barris de petróleo por dia.

A tendência de desaceleração já foi percebida no quarto trimestre do ano passado, segundo a AIE, principalmente em relação à procura por gasolina. O consumo do derivado registrou queda de 1,9% em outubro na comparação com o mesmo mês de 2009. Na comparação com o mês anterior, houve alta de 2,9%, abaixo do aumento de 9,6% registrado em setembro. Somente a demanda por combustível de aviação continuou avançando rapidamente em outubro (alta de 12,9%).

A AIE avalia que a alta dos preços do petróleo vai encorajar o aumento dos investimentos no setor em todo o mundo e sustentar o crescimento da oferta. Relatório divulgado pelo Barclays Capital no mês passado mostra que os investimentos em exploração e produção devem subir 11% em 2011, para cerca de US$ 500 bilhões.

O Brasil será uma das principais fontes de avanço da oferta, prevê a entidade, com a inclusão de mais 160 mil barris por dia no mercado neste ano. A principal contribuição virá da China, com 185 mil barris por dia.

Acompanhe tudo sobre:PetróleoIndústria do petróleoIndústrias em geralAmérica LatinaDados de BrasilEnergiaDesenvolvimento econômicoCrescimento econômicoIndústria

Mais de Brasil

“Rio atmosférico” pode provocar até 200 mm de chuva no RS nesta semana

Governo do Rio envia ao STF plano para retomar controle de áreas dominadas pelo crime

Moraes concede prisão domiciliar para general Augusto Heleno

Justiça condena Washington Reis por fraude imobiliária em Duque de Caxias