Aeroporto de Florianópolis é reaberto após 24 horas fechado
Aeronave da Latam extrapolou os limites da pista de pouso e foi retirada nesta quinta-feira
Redação Exame
Publicado em 13 de julho de 2023 às 10h13.
Última atualização em 13 de julho de 2023 às 10h17.
A concessionária do aeroporto de Florianópolis, Zurich Airport Brasil, informou que o aeroporto foi reaberto na manhã desta quinta-feira, 13. O local ficou fechado por 24 horas apósum avião da companhia aérea Latam derrapou e saiu da pista durante um procedimento de aterrissagem.
Segundo a concessionária, o avião foi retirado da pista às 7h39. Às 9h, foi finalizada a recomposição do pavimento e limpeza da área e a pista, liberada.
- Avião sai da pista e força fechamento do aeroporto de Florianópolis
- CVM autoriza OPA da Alliança Saúde (AALR3), ex-Alliar
- Petrobras e Comgás fecham novo contrato de gás natural de R$ 56 bilhões
- Elon Musk lança xAI, empresa de inteligência artificial que quer 'entender o universo'
- 'Missão Impossível 7: Acerto de Contas' — veja data de estreia e onde assistir
- Tem um pedacinho do Nubank? Chegou a hora de escolher o que fazer com seu BDR
Na quarta-feira, a Latam informou que a aeronave Airbus A321 (PT-MXM) extrapolou os limites de pista no pouso do voo LA 3300 (São Paulo/Guarulhos-Florianópolis) às 9h20. Os 172 passageiros e sete tripulantes foram desembarcados em segurança e liberados após a avaliação da equipe médica. Ninguém ficou ferido.
Às 10h da manhã, a operação voltava à normalidade, mas ainda havia cinco voos cancelados e outros cinco atrasados, segundo o painel de voos do aeroporto.
Latam e voos afetados
Segundo a Latam, seu "Recovery Team" concluiu o processo de remoção da aeronave e, com a reabertura do aeroporto, a companhia volta a operar normalmente pousos e decolagens na capital catarinense.
"A LATAM notificou todos os clientes com viagens de/para Florianópolis afetados para que possam modificar os seus voos sem custos ou solicitar o reembolso integral da sua passagem aérea diretamente na seção Minhas Viagens ( https://www.latamairlines.com/br/pt/minhas-viagens )", diz a empresa em nota. "A companhia reitera que todos os fatos relacionados a este incidente serão apontados oficialmente pelas autoridades competentes. A LATAM adota todas as medidas técnicas e operacionais necessárias para garantir uma operação segura para todos."