Comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, durante conferência de imprensa que anunciou a decisão do governo de adquirir os caças Gripen, da Saab, no ano passado (Ueslei Marcelino/Reuters)
Da Redação
Publicado em 27 de fevereiro de 2014 às 16h17.
Brasília - A Força Aérea tem conversado com a Suécia sobre a possibilidade de empréstimos de caças até a chegada do novo Gripen, destacou nesta quinta-feira, 27, o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro-do-ar Juniti Saito.
"Estamos tratando com a Força Aérea Sueca e com o Ministério da Defesa de lá. Há uma possibilidade de ter uma boa vontade do comandante da Força Aérea para fazer isso (empréstimo de caças)", destacou o brigadeiro após participar de uma audiência pública na Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado.
O comandante compareceu ao Senado na manhã desta quinta para falar sobre a compra de 36 caças suecos, do modelo Gripen NG, pelo valor de US$ 4,5 bilhões.
Como os supersônicos só começam a chegar em 2018, o Brasil espera que a Suécia confirme o empréstimo de 10 a 12 caças de modelo anterior ao adquirido, Gripen CD. Dois pilotos brasileiros devem receber treinamento, a convite da Suécia, já em agosto.
Os caças emprestados só devem chegar ao Brasil em 2016 em substituição aos franceses Mirage 2000, desativados no fim do ano passado. A chegada dos novos Gripen NG está prevista para 2018, mas a estruturação do esquadrão só deve estar pronta entre 2019 e 2020. O contrato de compra dos supersônicos deve ocorrer no fim deste ano.