Brasil

Aeronáutica negocia empréstimo de caças da Suécia

Segundo comandante, Força Aérea tem conversado com a Suécia sobre a possibilidade de empréstimos de caças até a chegada do novo Gripen


	Comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, durante conferência de imprensa que anunciou a decisão do governo de adquirir os caças Gripen, da Saab, no ano passado
 (Ueslei Marcelino/Reuters)

Comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, durante conferência de imprensa que anunciou a decisão do governo de adquirir os caças Gripen, da Saab, no ano passado (Ueslei Marcelino/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de fevereiro de 2014 às 16h17.

Brasília - A Força Aérea tem conversado com a Suécia sobre a possibilidade de empréstimos de caças até a chegada do novo Gripen, destacou nesta quinta-feira, 27, o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro-do-ar Juniti Saito.

"Estamos tratando com a Força Aérea Sueca e com o Ministério da Defesa de lá. Há uma possibilidade de ter uma boa vontade do comandante da Força Aérea para fazer isso (empréstimo de caças)", destacou o brigadeiro após participar de uma audiência pública na Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado.

O comandante compareceu ao Senado na manhã desta quinta para falar sobre a compra de 36 caças suecos, do modelo Gripen NG, pelo valor de US$ 4,5 bilhões.

Como os supersônicos só começam a chegar em 2018, o Brasil espera que a Suécia confirme o empréstimo de 10 a 12 caças de modelo anterior ao adquirido, Gripen CD. Dois pilotos brasileiros devem receber treinamento, a convite da Suécia, já em agosto.

Os caças emprestados só devem chegar ao Brasil em 2016 em substituição aos franceses Mirage 2000, desativados no fim do ano passado. A chegada dos novos Gripen NG está prevista para 2018, mas a estruturação do esquadrão só deve estar pronta entre 2019 e 2020. O contrato de compra dos supersônicos deve ocorrer no fim deste ano.

Acompanhe tudo sobre:Setor de transporteVeículosAviaçãoMontadorasTransportesAviõesAeronáuticaSaab

Mais de Brasil

Governo se reúne com setor pornô para discutir proteção de menores na internet

Lula sanciona lei que proíbe descontos automáticos em pagamentos do INSS

Prazo para contestar descontos indevidos do INSS termina em 14 de fevereiro

Defesa de Bolsonaro promete medidas legais após Moraes negar ida a hospital