Brasil

Advogados podem usar Whatsapp para acompanhar processos

Pelo app é possível, por exemplo, agendar visitas para consultas dos autos e audiências com o juiz


	Whatsapp: também é possível retirar certidões e alvarás e enviar lembretes de audiências
 (Reprodução)

Whatsapp: também é possível retirar certidões e alvarás e enviar lembretes de audiências (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de abril de 2015 às 14h55.

A 7ª Vara da Justiça Federal em São Paulo oficializou a utilização do aplicativo de mensagens Whatsapp para que os envolvidos em processos, advogados, procuradores até testemunhas possam enviar informações e documentos relativos aos processos.

"Queremos com isso dar continuidade às inovações trazidas pelo 'Processo Cidadão', quando implantamos um novo modelo de práticas cartorárias", diz o juiz federal Ali Mazloum, titular da Vara.

O chamado "Processo Cidadão" busca otimizar a tramitação dos processos e começou a ser implementado em 2010. O uso do aplicativo de mensagens foi formalizado no último dia 15.

Pelo WhatsApp é possível, por exemplo, agendar visitas para consultas dos autos e audiências com o juiz, retirar certidões e alvarás, enviar lembretes de audiências, dentre outros.

A Secretaria da Vara disponibiliza um aparelho celular apenas para receber o material pelo aplicativo e é a responsável por cadastrar os advogados e demais usuários que tiverem interesse em adotar esse novo mecanismo de comunicação na Justiça Federa.

"Com a adoção dessas práticas procuramos desburocratizar procedimentos e simplificar os ritos, sempre dentro das regras legais vigentes, de modo a reduzir o estoque de processos, facilitando a atuação de todos os usuários dos serviços da Justiça", ressalta Ali Mazloum.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasJustiçaMetrópoles globaissao-pauloWhatsApp

Mais de Brasil

Nota fiscal: o que é, para que serve e onde emitir

Como tirar a tirar 2ª via da carteira de trabalho física, para casos excepcionais

Lula anuncia expansão do programa Pé-de-Meia com mais 1 milhão de alunos

Bruno Engler é oficializado candidato em BH e terá coronel como vice

Mais na Exame