Brasil

"Adoraria morar no Brasil", diz Edward Snowden em entrevista

Perto de ter seu asilo temporário na Rússia expirado, o ex-técnico da NSA diz que ficaria "mais do que feliz" se o governo brasileiro oferecesse o convite

Edward Snowden em entrevista para a NBC, em maio deste ano (REUTERS/NBC News)

Edward Snowden em entrevista para a NBC, em maio deste ano (REUTERS/NBC News)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de junho de 2014 às 14h28.

São Paulo- Edward Snowden, responsável por revelar ao mundo o esquema de espionagem da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA), afirmou em entrevista ao Fantástico neste domingo que adoraria morar no Brasil.

“Se o Brasil me oferecer asilo, eu ficarei mais do que feliz em aceitar”, disse o ex-técnico da NSA, cujo asilo temporário na Rússia vence no início de agosto.

Em junho de 2013, Snowden trouxe à tona milhares de documentos que revelaram o monitoramento feito pela NSA por internet e telefone tanto em relação aos próprios cidadãos americanos quanto aos governos e empresas de outros países.

Snowden afirmou que já havia requisitado formalmente o asilo ao país durante o período em que ficou na área de trânsito do aeroporto de Moscou e teve seu passaporte cancelado pelo governo americano devido à acusação de traição.

Mesmo após a nova denúncia de espionagem ligada diretamente à presidente Dilma Rousseff e Petrobras, não houve qualquer indicação positiva por parte do governo.

“Não há justificativa para espionar a Petrobras. Por que o presidente americano quer ler os e-mails da Dilma Rousseff? Obama disse que não sabia. Pode ser verdade. Ele concordou comigo que não há benefício nenhum”, reforçou Snowden ao Fantástico.

Ele também afirmou ter visto o discurso de Dilma na ONU, na qual a presidente criticou a espionagem dos EUA.

“Ela foi a primeira presidente que tomou a liderança para dizer ‘Temos o direito de falar, de nos comunicarmos sem sermos espionados’. E esses não são direitos de um país, são direitos humanos”, afirmou.

Snowden também negou a acusação feita pelo Congresso americano de que teria oferecido novos documentos para o Brasil em troca de asilo. “Eu nunca cooperaria com um governo em troca de asilo. Asilo deve ser dado por razões humanitárias”, disse.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilDilma RousseffEdward SnowdenEspionagemNSAPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Ministério Público vai apurar acidente de avião em Ubatuba

'Presidente quer fazer eventuais mudanças ainda este mês', diz Rui Costa sobre reforma ministerial

Prefeito de BH, Fuad Noman volta a ser entubado após apresentar instabilidade respiratória

Lula edita MP que prevê pagamento de R$ 60 mil a pessoas com deficiência causada pelo zika vírus