Brasil

Acordo de recuperação com Rio deve ser assinado na próxima terça

O ministro Henrique Meirelles atestou que o estado atendeu todas as condições de exigibilidade e está apto a aderir ao Regime de Recuperação Fiscal

Rio: as negociações com o Rio estavam correndo há mais de um mês (Matthew Stockman/Getty Images)

Rio: as negociações com o Rio estavam correndo há mais de um mês (Matthew Stockman/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 1 de setembro de 2017 às 21h12.

Brasília - O Ministério da Fazenda confirmou à reportagem que o acordo de recuperação com o Rio de Janeiro deverá ser assinado na próxima terça-feira.

Nesta sexta-feira, 1, o governo publicou, em edição extra do Diário Oficial da União, um despacho do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, atestando que o Estado do Rio de Janeiro atendeu todas as condições de exigibilidade e está apto a aderir ao Regime de Recuperação Fiscal.

A publicação do despacho é uma das etapas burocráticas necessárias para a assinatura do acordo de auxílio da União ao Estado e antecede a análise formal do plano de recuperação apresentado pelo governo do Rio.

As negociações com o Rio estavam correndo há mais de um mês, mas a chegada de Maia à presidência interinamente imprimiu novo ritmo à tramitação.

Maia pressionou a equipe econômica, que fez os trâmites andarem. No twitter, o próprio presidente em exercício anunciou que o acordo será assinado na próxima semana.

Acompanhe tudo sobre:Rio de JaneiroMinistério da FazendaEstados brasileiros

Mais de Brasil

Investimento em rodovias multiplica por até 4,7 vezes o PIB do transporte

De armas a facções: o que muda com o novo acordo entre Brasil e EUA

BNDES mira projetos de infraestrutura social em segurança pública

Lula critica Trump e diz que não faria ameaças ao Brasil 'se soubesse o que é um nordestino nervoso'