Brasil

Queda de avião da Voepass em Vinhedo: não há sobreviventes, confirma prefeitura

Acidente aconteceu no início desta tarde, no interior de São Paulo

Publicado em 9 de agosto de 2024 às 15h59.

Última atualização em 9 de agosto de 2024 às 17h44.

Após a queda da aeronave da Voepass na região de Vinhedo, interior de São Paulo, na tarde desta sexta-feira, 9, a prefeitura da cidade confirmou que as 61 pessoas que estavam a bordo morreram.

"Informamos que não há sobreviventes e os corpos estão sendo levados para o IML de Campinas. Lamentamos profundamente o ocorrido e ficamos à disposição para quaisquer informações que possamos ajudar", disse a prefeitura em nota.

Em entrevista à CNN Brasil, o secretário de mobilidade urbana Osmir Aparecido Cruz afirmou que o trabalho inicial é de gerenciamento do fogo gerado pela queda e da retirada dos primeiros corpos.

"O trabalho nesse momento tem sido de fazer todo o gerenciamento do fogo e de retiradas das vítimas, dos corpos. Trabalho inicial, bastante operacional, que envolve mais de 180 profissionais", disse Cruz.

Em nota, a prefeitura de Valinhos afirmou que participou da operação conjunta para assistência ao acidente aéreo que ocorreu em Vinhedo, no bairro Capela, nesta tarde. "Foram mobilizados 20 homens, sendo 3 viaturas da Guarda Civil Municipal de Valinhos e 1 viatura da Defesa Civil. Não houve sobreviventes", disse em nota.

Como o acidente com avião da Voepass ocorreu?

O Corpo de Bombeiros foi acionado no início da tarde desta sexta-feira, 9, para ocorrência de queda de um avião da companhia Voepass Linhas Aéreas, em Vinhedo, interior de São Paulo.

Em nota, a companhia informou que a tragédia envolveu um avião bimotor de passageiros, modelo ATR-72, que partiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP). 58 passageiros e quatro tripulantes estavam a bordo. O modelo tem capacidade para 68 passageiros.

A Polícia Militar também foi acionada às 13h28 no bairro de Capela, próximo à rodovia Miguel Melhado de Campos (SP-324), e enviou equipes ao local. A Defesa Civil informou que a aeronave caiu perto de algumas casas. Em seguida, a Prefeitura de Valinhos confirmou que todas as pessoas a bordo da aeronave morreram.

Em nota, o governo de São Paulo informou que o governador Tarcísio de Freitas, que estava em Vitória (ES) para reuniões do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), está retornando para o estado de São Paulo e vai para o município de Vinhedo acompanhar os trabalhos das equipes de resgate.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se manifestou sobre o acidente aéreo em Vinhedo durante evento de lançamento ao mar da Fragata Tamandaré. Lula pediu um minuto de silêncio após receber a informação do acidente.

Quantos passageiros estavam no avião?

Procurada pela EXAME, a Voepass informou em nota que estavam a bordo 57 passageiros e quatro tripulantes na aeronave. A companhia está investigando o caso com as autoridades, mas ainda não tem informações sobre a situação das vítimas.

Veja a seguir a íntegra da nota da Voepass sobre o acidente:

A VOEPASS Linhas Aéreas informa a ocorrência de um acidente envolvendo o voo 2283- avião PS - VPB, nesta terça-feira, dia 09 de agosto, na região de Vinhedo/SP. A aeronave decolou de Cascavel/PR com destino ao Aeroporto de Guarulhos, com 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo.

A VOEPASS acionou todos os meios para apoiar os envolvidos. Não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo.

A Companhia está prestando, pelo telefone 0800 9419712, disponível 24h, informações a todos os seus passageiros, familiares e colaboradores.

Essa história está em desenvolvimento

Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-aviaoEstado de São Paulo

Mais de Brasil

PF investiga acidente aéreo em Vinhedo, no interior de São Paulo

Sebastião Melo tem 36,4% e Maria do Rosário, 26,1%, aponta pesquisa Futura Inteligência

Na disputa pela prefeitura de Porto Velho, Mariana Carvalho lidera com 51,7%, aponta pesquisa Futura

Queda de avião em Vinhedo: Brasil teve um acidente aéreo a cada dois dias em 2024

Mais na Exame